A 6.ª edição da EAI International Conference on Serious Games, Interaction and Simulation (SGAMES) realiza-se pela primeira vez nas instalações do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), entre os dias 16 e 17 de junho, na Sala de Atos do Edifício E. O GILT (Games, Interaction and Learning Technologies), centro de investigação da instituição, surge como um dos principais promotores do evento.
O SGAMES tem vindo a promover uma abordagem multidisciplinar para a apresentação de investigações e aplicações práticas nas áreas em que se insere, nomeadamente Psicologia, Tecnologias da Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, entre outras.
Segundo o investigador do GILT, Carlos Vaz de Carvalho, os principais objetivos desta conferência assentam nos seguintes pontos: “Promover o uso, despertar a compreensão para o interesse e função, facilitar a colaboração no desenho e desenvolvimento dos jogos sérios [e dos jogos educativos, em particular].” De acordo com o docente do ISEP, esta conferência “destina-se a todos os envolvidos no desenho, desenvolvimento e uso destes jogos, nomeadamente os engenheiros informáticos”, acrescenta.
O conceito de SGames foca-se, assim, no design, desenvolvimento, uso e conceção de jogos que permitam um maior engajamento dos utilizadores, proporcionando formas intuitivas e inovadoras de interação com o jogo. Nos últimos tempos, tem-se verificado um crescimento exponencial desta área como, por exemplo, o projeto eCity do GILT. No entanto, apesar do registo positivo na evolução, ainda há um uso limitado de SGames, cenário que está relacionado com algumas questões como a existência de barreiras físicas e de custo, hardware, acesso, entre outras.
A 6.ª edição da EAI International Conference on Serious Games, Interaction and Simulation (SGAMES) está aberta a todos os estudantes do ISEP que tenham interesse no evento, bastando para isso uma inscrição por e-mail para cmc@isep.ipp.pt.
O GILT é um grupo orientado para a análise, construção, aprofundamento e difusão do conhecimento técnico e científico nos domínios da realidade virtual, multimédia, interação, tecnologias de aprendizagem e áreas afins.