A realização das II Jornadas do Mestrado em Engenharia Mecânica (MEM), no passado dia 20 de abril, no Auditório E, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), está a impulsionar a oficialização de estágios curriculares dos estudantes da área, incluindo a internacionalização dos mesmos, bem como o surgimento de novos protocolos, que poderão vir a revelar-se profícuos a curto e médio prazo.
O programa do evento motivou a presença de empresas de renome, nomeadamente a CONTINENTAL-MABOR, AMORIM CORK COMPOSITES, upK, REIMAN, EQUINOTEC, SEW-EURODRIVE, FICOCABLES ou SKK, entre outras. Desta forma, a direção e os mestrandos do MEM tiveram a oportunidade de contactar diretamente com representantes de entidades com as quais o ISEP ainda não possuía protocolos de cooperação, ou com as quais a colaboração era ainda insípida.
“Com as II Jornadas do MEM, aumentou significativamente o número de mestrandos na CONTINENTAL-MABOR [+300 por cento], abriu-se perspetivas de estágios no estrangeiro, ou seja, na Alemanha, com a SEW-EURODRIVE. Convém salientar, entre outros aspetos, o estabelecimento de uma nova parceria com a EQUINOTEC, que vai passar a receber estudantes do ISEP nesta área, algo que não sucedia anteriormente. Além disso, a FICOCABLES vai disponibilizar quatro vagas para estágios, alargando em cerca de 30 por cento o número de estagiários do MEM”, destaca o diretor do curso, Francisco Silva.
Outro aspeto que acresce mencionar, respeita à “possibilidade de alguns projetos de investigação e desenvolvimento em parceria, como resultado da presença de alguns responsáveis por algumas empresas no evento”, destaca Francisco Silva. O diretor do MEM acrescenta ainda que este cenário apresentado pelos participantes deve-se à “necessidade de encontrarem um parceiro credível”.
De facto, a iniciativa tinha como objetivos aumentar não só a visibilidade do curso, mas também reforçar a sua posição junto do tecido empresarial da região. Neste contexto, e segundo o diretor do MEM, Francisco Silva, o balanço do evento não poderia ser mais positivo: “Pois, permitiu mostrar a um alargado número de empresas a qualidade dos trabalhos que os estudantes têm desenvolvido em ambiente industrial. Este facto reforçou imediatamente o interesse das empresas em estabelecer parcerias com o ISEP.”
O Mestrado em Engenharia Mecânica do ISEP constitui uma especialização multifacetada que permite aos estudantes aprofundar conhecimentos em quatro vertentes distintas: Construções Mecânicas, Energia, Gestão Industrial ou Materiais e Tecnologias de Fabrico. Este curso é especialmente indicado para todos aqueles que têm uma formação base em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecânica Automóvel.