O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) esteve uma vez mais envolvido no programa “Sociedade Escola e Inovação” (SEI), promovido pela Câmara Municipal do Porto. No âmbito desta iniciativa, os trabalhos desenvolvidos foram apresentados numa mostra, que decorreu nos dias 5 e 6 de abril, na Biblioteca Almeida Garrett, na cidade do Porto.
Com este programa, o ISEP aproveitou a oportunidade para estimular o gosto pela ciência e conhecimento junto dos públicos mais jovens, promovendo alguns projetos em parceria com o Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo.
As atividades em que o ISEP participou foram direcionadas para estudantes do Ensino Secundário, contando com a participação de diversos departamentos da instituição. Os projetos em que os docentes do ISEP estiveram envolvidos abrangeram diversas temáticas: “Determinar a velocidade de um projétil”; “Como se faz uma célula fotovoltaica de corantes”; “Centro de massa e equilíbrio de um corpo”; “Qual das Argamassas têm mais resistência” e “Lego Mindstorms EV3”.
“Determinar a velocidade de um projétil” (Departamento de Engenharia Eletrotécnica) – Orientação: Doutor Rui Brito
O objetivo deste projeto assentou na construção de um sistema ou dispositivo que permita a determinação da velocidade de um projétil com recurso a sensores óticos e componentes comummente utilizados em eletrónica e em sistemas digitais. O projétil passa entre dois pontos onde estão colocados sensores e cuja distância é conhecida.
“Como se faz uma célula fotovoltaica de corantes – Elaboração de um programa de cálculo automático” (Departamento de Física) – Orientação: Doutor Paulo Fernandes e Doutor Carlos Vinhais
Neste projeto pretendeu-se que os estudantes construíssem células solares fotovoltaicas baseadas em corantes orgânicos, também designadas por células de Grätzel. O projeto incluiu também a sua caraterização, permitindo a extração dos parâmetros mais importantes, como a eficiência de conversão, tensão de circuito aberto e a corrente de curto circuito.
“Centro de massa e equilíbrio de um corpo” (Departamento de Matemática) – Orientação: Eng.ª Madalena Marques e Doutora Gisela Ramadas
O objetivo incidiu no desenvolvimento por parte dos estudantes de uma aplicação informática para o cálculo automático do centro de massa em figuras planas. Este projeto envolveu a realização de algumas experiências laboratoriais, divertidas, para melhor compreensão dos conceitos abordados.
“Qual das Argamassas têm mais resistência” – (Departamento de Engenharia Civil) – Orientação: Eng.ª Maria da Luz Garcia
Com a necessidade de testar novos materiais na construção, Engenharia Civil tem um ramo de estudo que é um ramo de resistência dos materiais. Neste projeto objetivou-se mostrar um pouco dessa área.
“Lego Mindstorms EV3” (Departamentos de Engenharia Informática e Matemática) – Orientação: Doutor Ângelo Martins e Doutora Eduarda Pinto Ferreira
O mote passou pela criação de um robô em legos com o kit Lego Mindstorms Educations, que demonstra as suas capacidades de “inteligência”. Um dos robôs criados tinha como finalidade auxiliar invisuais dentro de edifícios públicos. O robô criado segue uma linha de uma determinada côr até a um dado local do edifício (ex. balcão da repartição pública) e pára quando a linha muda de côr. Consoante a côr final, indica ao invisual a posição do balcão.