A 4.ª edição do Matemática Fora de Portas, organizado pelo ISEP em parceria com a Câmara Municipal do Porto, decorre entre 6 de abril e 19 de maio, todas as quartas e quintas-feiras. De momento, as inscrições estão esgotadas, prevendo-se a participação de mais de 850 estudantes do Ensino Básico e Secundário.
Segundo a docente do Departamento de Matemática do ISEP, Alzira Faria, “é gratificante ver a forma como os estudantes e professores gostam de ver a matemática aplicada, tendo como pano de fundo a cidade do Porto. O balanço, até à data, é claramente positivo, visto que voltamos a esgotar as inscrições, sendo esta a terceira vez que este cenário se repete”.
Este projeto objetiva promover a aproximação da Matemática ensinada numa sala de aula à Matemática aplicada na vida real, visando incentivar o sucesso escolar e motivar os estudantes a prosseguirem os estudos em áreas científicas e tecnológicas. A inclusão do tema “Jogos e Decisões Estratégicas” é a novidade deste ano. Neste contexto, o Quartel do Carmo da GNR vai servir de palco à realização de jogos e situações de estratégia militar, salientando-se o recurso às famosas personagens de banda desenhada “Astérix e Obélix”.
O roteiro inclui ainda outras temáticas, nomeadamente: “Organização e Tratamento de Dados”, a ter lugar na Avenida dos Aliados; “A Geometria no Meio Envolvente”, na Rotunda da Boavista e sua envolvente com visita à Casa da Música e “Modelação com Grafos”, a decorrer no Jardim dos Sentimentos do Palácio de Cristal.
“Este tipo de iniciativas são importantes, pois permitem que os estudantes desenvolvam uma atitude positiva e gostem de aprender Matemática, ajudando-a a tornar-se mais atrativa e amigável. O projeto contribui também para dinamizar o ISEP. O lema da instituição é ‘Saber Fazer’ e nós fazemos com Matemática”, acrescenta, por sua vez, a docente do ISEP, Amélia Caldeira.
No próximo dia 8 de junho, o ISEP vai promover aquela que se pretende ser uma das maiores aulas de sempre ao ar livre. O evento vai decorrer na Baixa do Porto, contando com o apoio da autarquia local. Os destinatários são os estudantes do Ensino Básico e Secundário, pretendendo-se relacionar a ‘arte do raciocínio lógico’ com aspetos práticos do quotidiano.