O ISEP vai inicar a formação em Electronic and Optic e-Learning for Embedded Systems (eletrónica e ótica para sistemas embebidos). O curso de formação contínua surge no seguimento do projeto internacional TEMPUS–EOLES, e será lecionado totalmente em inglês, através do modelo de ensino à distância e-learning 2.0.
A formação EOLES decorre no ISEP em regime de formação contínua, podendo ser realizada em um ou dois anos. As aulas são lecionadas em inglês e têm a vantagem de serem totalmente realizadas à distância, contando com o apoio de docentes e tutores de todas as universidades parceiras no projeto.
O curso tem como principal caraterística o facto de os estudantes conseguirem fazer todos os trabalhos práticos à distância, através do uso de um laboratório remoto inovador. Desta forma, os formandos podem controlar equipamento real, instalado em diferentes universidades, a partir de qualquer ponto do planeta, bastando para isso que tenham acesso a Internet de banda larga.
Além da Universidade de Limoges (responsável pela coordenação do curso) e do ISEP, o projeto TEMPUS-EOLES engloba um vasto leque internacional de instituições de Ensino Superior:
Universidade KU Leuven (Bélgica);
Universidade Politehnica de Bucareste (Roménia);
Universidade Abdelhamid Ibn Badis de Mostaganem (Argélia);
Universidade Cadi Ayyad de Marraquexe (Marrocos);
Universidade Sultan Moulay Slimane de Beni Mellal e Abdelmalek Essaâdi de Tetouan (Marrocos);
Universidade de Kairouan, Sfax (Tunísia);
Universidade Virtual de Tunis (Tunísia).
Destinatários
Todos os titulares de um diploma de Mestrado, Licenciatura ou Bacharelato nas áreas de Engenharia Eletrotécnica, Física, Eletrónica, Telecomunicações, ou afins, poderão candidatar-se à formação. No entanto, reserva-se ao júri o direito de admitir indivíduos provenientes de outras especializações, desde que o respetivo currículo ateste uma preparação científica e profissional adequada aos conteúdos do curso.
Coordenador do curso no ISEP
Professor Manuel Gericota – mgg@isep.ipp.pt