Outro

GRAQ APRESENTA SOLUÇÃO INOVADORA DE BIORREMEDIAÇÃO
09-01-2012

O Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) tem vindo a publicar diversos estudos na área da remediação de solos contaminados. Recentemente, o grupo de investigação do ISEP apresentou algumas soluções em Natal, Brasil, durante o 21st International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2011), e suscitou o interesse do público académico e empresarial brasileiro.

A introdução de substâncias estranhas ao solo, como consequência de diversas atividades humanas, tem conduzido a diversos casos de contaminação de solos. Para inverter esta situação existem, hoje em dia, várias tecnologias de remediação que aproveitam diversos mecanismos para transformar ou eliminar estas substâncias.

Esta área é uma em que investigadores do GRAQ se têm vindo a especializar, através de projetos como Previsão do Tempo de Remediação de Solos Contaminados Utilizando a Extração de Vapor (ref. POCI/AMB/61315/2004); Remediação de Solos Contaminados, Combinando a Extração de Vapor com Processos Biológicos: Tempo e Eficiência (ref. PTDC/ECM/68056/2006); Reabilitação de Solos Contaminados por Produtos Farmacêuticos- ref. PTDC/ECM/103141/2008). Em 2011, o GRAQ organizou, inclusive, um seminário ao tema – Reabilitação de Solos.

Reportando ao projeto Remediação de Solos Contaminados, Combinando a Extração de Vapor com Processos Biológicos: Tempo e Eficiência, os seus resultados foram recentemente divulgados por Tomás Albergaria na COBEM 2011.

A proposta dos investigadores do GRAQ passa pela combinação de duas tecnologias de remediação de solos (extração de vapor e biorremediação) para casos de solos contaminados com compostos petrolíferos. Neste projeto avaliou-se a possibilidade da utilização da biorremediação como metodologia para complementar os casos em que a remediação por extração de vapor não tenha atingido os objetivos pré-fixados ou os requisitos legais.

A título de exemplo, esta técnica poderia servir para remediar terrenos que alberguem postos urbanos de abastecimento de combustíveis – um dos principais responsáveis pela poluição dos solos e lençóis freáticos em cidades como Natal.

Considerando as potencialidades deste estudo, designadamente ao nível dos impactos ambientais e económicos, o GRAQ foi convidado a estender a participação na COBEM ao I Workshop Ambiental de Postos Revendedores de Combustíveis.

A apresentação do ISEP foi alvo de referência em vários órgãos de comunicação brasileiros.

"Remediation of Soils Combining Soil Vapor Extraction and Bioremediation Benzene"

+INFO: Tomás Albergaria | GRAQ | DEQ