O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) arrancou em Abril os trabalhos do RECOMP. Este projecto de investigação é desenvolvido por um consórcio internacional de 41 instituições europeias (académicas e industriais) que pretende contribuir para a redução dos custos de certificação de plataformas computacionais confiáveis baseadas em multiprocessador.
Este projecto, cujo orçamento aproximado é de 25 milhões de euros (meio milhão de euros destinados ao ISEP), é financiado em conjunto pelos Estados-membros e pela Comissão Europeia, através da iniciativa conjunta ARTEMIS - o principal programa europeu na área dos sistemas computacionais embebidos.
A iniciativa ARTEMIS tem como objectivo lidar com os desafios postos à indústria europeia, através da definição de uma agenda de investigação comum à Comissão Europeia, aos centros de I&D e à indústria. Para esse efeito são criados consórcios internacionais que juntam no mesmo projecto grandes empresas europeias, PMEs tecnológicas e centros de I&D. O consórcio RECOMP é constituído por 41 parceiros industriais e académicos, da Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Portugal, Reino Unido e República Checa, incluindo empresas como a Kone, Infineon Technologies, Honeywell, Thales, EADS, Intel e PSA Peugeot Citroen.
O projecto irá estabelecer métodos, ferramentas e plataformas para permitir a certificação e re-certificação eficiente de sistemas e software críticos, em sistemas industriais, automóveis e aeroespaciais. O CISTER participará activamente em várias das tarefas do projecto, focando em particular em aspectos relacionais com a certificação de garantias temporais nos sistemas abrangidos. Está prevista a participação no projecto de 4 investigadores seniores do centro de I&D assim como de vários dos seus alunos de doutoramento.
Avaliado com "Excelente" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o CISTER está também presente nos consórcios CMU-Portugal, CONET e ArtistDesign e além do RECOMP também desenvolve os projectos EMMON e Smartskin de parcerias industriais.
+INFO: Miguel Pinho | CISTER