O Instituto Superior de Engenharia do Porto promoveu a prova de defesa de uma dissertação em Engenharia Geotécnica e Geoambiente no Mosteiro de Tibães (Mire de Tibães, Braga). O estudo de Ricardo Pereira incide nas galerias subterrâneas da Mina de Tibães, estando enquadrado num projeto mais alargado.
Ricardo Pereira, licenciado e mestre em Engenharia Geotécnica e Geoambiente pelo ISEP, desenvolveu uma investigação geomecânica do maciço rochoso da rede de galerias subterrâneas da Mina de Tibães para o seu projeto de mestrado.
A dissertação “Estudo da Antiga Mina de Volfrâmio das Aveleiras (Mire de Tibães): Cartografia Geotécnica e Avaliação Geomecânica” contou com o apoio do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA) e do Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção (LGMC), não deixando de servir de exemplo da «cabal ligação do ISEP a reais problemas da sociedade», conforme aponta o Departamento de Engenharia Geotécnica (DEG).
A ligação entre o ISEP e o Mosteiro de Tibães recua a 2006, tendo alimentado o desenvolvimento e publicação de vários artigos em revistas da especialidade nacionais e estrangeiras. Tendo por base a envolvente hidrogeológica destas minas, em particular a da Mina das Aveleiras, onde se explorou volfrâmio no período da Segunda Guerra Mundial, este espaço emblemático tem sido crescentemente explorado por estudantes e investigadores do DEG.
Este estudo do mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente integra-se num projeto de cooperação interdisciplinar mais alargado, entre o DEG e o Mosteiro de Tibães. O objetivo passa pela valorização do património geológico-mineiro de Tibães, incidindo nas vertentes de cartografia geo-aplicada, de geomecânica mineira, de geomicrobiologia, e de hidrogeologia.
+INFO: DEG