Outro

LICENCIATURAS ISEP: 11 SOLUÇÕES COM PRESENTE E FUTURO
01-08-2012

Em abril estendemos a divulgação do estudo sobre as melhores profissões dos EUA em 2012. A listagem, baseada em critérios como o contexto de trabalho, salário e perspetivas de emprego, era encabeçada por uma engenharia.

Em junho recordamos o artigo do Diário Económico que veio realçar uma ideia, já de si forte: a engenharia, inovação e tecnologia são um motor económico, apoiando as saídas profissionais com mais futuro.

Agora, recuperamos os dados publicados na página da Direção Geral do Ensino Superior referentes à empregabilidade dos cursos a nível nacional. Os números parecem querer confirmar a tendência para uma elevada procura das licenciaturas associados à engenharia, tecnologia e inovação.
Num momento em que o país apresenta dados próximos dos 85%, os diplomados ISEP encontram-se 9 pontos acima da média nacional.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto revê o ensino superior público como um instrumento indispensável à criação e partilha de saberes; um contributo fundamental para a contínua qualificação e valorização pessoal e profissional; um apoio crucial à edificação de organizações modernas e competitivas e de sociedades abertas, participativas, inclusivas e equitativas.
A empregabilidade de um curso é apenas uma variável em consideração na altura de candidatura ao ensino superior. Contudo, realçando uma empregabilidade combinada de 94%, o ISEP leciona 11 soluções com presente e futuro.
 
EMPREGABILIDADE ISEP
Engenharia Civil: 93%
Engenharia de Computação e Instrumentação Médica: 96%
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: 95%
Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia: 95%
Engenharia Geotécnica e Geoambiente: 94%
Engenharia Informática: 97%
Engenharia de Instrumentação e Metrologia: 92%
Engenharia Mecânica: 96%
Engenharia Mecânica Automóvel: primeiros diplomados em 2012
Engenharia Química: 91%
Engenharia de Sistemas: primeiros diplomados em 2013

Fonte: Direção-Geral do Ensino Superior