O ISEP alcançou o segundo lugar do Green Campus – Desafio de Eficiência Energética no Ensino Superior. A equipa ISEP TF teve um brilhante resultado no concurso que contou com 81 equipas participantes de todo o país. A intervenção proposta para o edifício F foi realçada com «a avaliação do edifício mais eficiente e controlado a níveis dos consumos energéticos dos que participaram».
«O projeto do ISEP debruçou-se sobre três vertentes de difícil dissociação – eficiência energética, utilização racional da energia e conservação de energia – visando analisar e apresentar os benefícios energéticos e não energéticos da implementação de medidas técnicas e comportamentais selecionadas para o edifício F.
Sendo esta edifício relativamente recente, medidas técnicas de retrofitting são predominantes, já que a substituição de vários dos atuais sistemas por novos, mesmo que muito mais eficientes, se revela completamente desadequada dados os indicadores desfavoráveis obtidos.
Prevê-se que as medidas selecionadas levem a uma redução anual do consumo energético global do edifício e das emissões de CO2, além de contribuírem para uma maior sustentabilidade e menor dependência energética do edifício, individualização da monitorização e gestão de processos, planeamento estratégico futuro mais correto e envolvência estendida e real dos utilizadores».
O júri do Green Campus incluíu personalidades associadas às universidades de Lisboa e de Coimbra, Programa MIT Portugal, APISOLAR, jornal Público, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Galp Energia, Selfenergy, Inteli, Quercus e EDP Inovação.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Lugar: Esquadrão Classe A++ (Universidade de Lisboa)
2º Lugar: ISEP TF (Instituto Superior de Engenharia do Porto)
3º Lugar: IPB Green Campus (Instituto Politécnico de Bragança)
«Esperemos agora que tudo isto tenha continuação, tanto pela implementação de medidas sugeridas e cooperação da gestão de topo com os que participaram e apoiaram o desafio Green Campus, bem como pelo lançamento de novos desafios», apontou Fábio Nogueira, capitão da equipa ISEP.
O estudante da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia revelou que «os resultados aplicados demonstrarão potencialidades da eficiência energética e da utilização racional de energia, tanto no ensino como noutras áreas».
«O ensino superior, que vive sérias dificuldades, tem aqui minas de ouro por explorar», completou.
APRESENTAÇÃO GREEN CAMPUS
GREEN CAMPUS - BALANÇO
+INFO: DEE | Green Campus