O Instituto Superior de Engenharia do Porto assume como sua missão a criação e partilha de conhecimento aplicado promotor de um desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o ISEP tem desenvolvido diversos projetos que ajudam a potenciar um dos maiores recursos nacionais – o Mar.
O Mar constitui um elemento distintivo da matriz cultural portuguesa e um espaço onde Portugal se pode afirmar científica e tecnologicamente, um ativo com enormes potencialidades. Procurando alavancar uma visão das oportunidades associadas à Economia do Mar, o ISEP tem promovido diversos projetos de I&DT.
A título de exemplo, na área da robótica e sistemas autónomos, o ISEP está envolvido em projetos que podem apoiar o sucesso da aquacultura em alto mar.
«É importante o aumento da tecnologia para melhorar a qualidade do pescado, subir a rentabilidade e reduzir o impacto ambiental» desta atividade, defendeu recentemente Eduardo Silva, coordenador do INESC TEC – Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes, Pólo ISEP.
Os sistemas desenvolvidos pelo grupo de investigação «têm a exatidão e precisão exigida para este tipo de produção», reduzindo ainda impactos ambientais, conforme apontou o professor do ISEP.
Tendo recentemente participado no II Fórum do Mar, o Instituto Superior de Engenharia do Porto está comprometido com este eixo estratégico para o desenvolvimento nacional. A diversidade de projetos passam por áreas como a engenharia química, onde promove estudos para explorar potencialidades das algas ou garantir a segurança alimentar – recorda-se que em 2012, o ISEP promoveu o seminário Do Mar à Mesa.
Em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, o Instituto apresentou estudos sobre os impactos das alterações climáticas na erosão costeira e propôs metodologias de defesa e conservação para a costa do noroeste ibérico. Também as valências transversais da Engenharia Mecânica e da Engenharia Eletrotécnica podem ser colocadas ao serviço das indústrias naval, conserveira ou para produção de energias limpas.
Vocacionado para desenvolver soluções de mercado assentes em investigação de ponta, o Instituto está aberto a novas parcerias fomentadoras de crescimento.
ISEP: ENGINNERING THE SEA