Outro

CISTER ENTRE A ELITE MUNDIAL DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS EMBEBIDOS
14-05-2012

Resultados do centro de investigação do ISEP divulgados pela Microsoft, através da sua ferramenta Academic Search, destacam o Politécnico do Porto entre as 20 principais referências mundiais em computação embebida e de tempo-real. A nível europeu, o CISTER está no top-3.
 
Em ciência e tecnologia, a avaliação da investigação é cada vez mais baseada no impacto real causado pelo conhecimento efetivamente produzido do que pela quantidade ou canal em que os resultados são publicados. Consequentemente, a avaliação de I&D deve julgar não apenas a reputação das revistas ou conferências onde os resultados são apresentados, mas também a qualidade e impacto dos próprios resultados publicados.

Todos os rankings têm uma maneira particular de avaliar, estando os critérios de avaliação em permanente disputa. O recentemente lançado Microsoft Academic é uma ferramenta que permite medir a qualidade da investigação com base no impacto de citações a nível dos investigadores individuais e a nível institucional.

Considerando os últimos cinco anos, o IPP figura entre o top-20 a nível mundial, estando entre as três principais referências a nível europeu na área de computação embebida e de tempo-real. Tudo isto, numa listagem que inclui mais de duas mil instituições de ensino superior e centros de investigação de todo o mundo.

O ranking é liderado por dez gigantes dos EUA, incluindo Berkeley, MIT, Stanford, CMU, UCLA e UPenn, seguindo-se o Politécnico do Porto em 12º lugar e à frente de inúmeras instituições de prestígio igualmente reconhecido.

Os resultados do centro de investigação do ISEP ajudam a colocar o Politécnico do Porto numa posição invejável a nível nacional. Há muito poucos casos de outras instituições nacionais com protagonismo semelhante a nível internacional.

+INFO: CISTER | Microsoft Academic