Outro

OPORTUNIDADES COM FUTURO
18-04-2012

Recentemente, foram divulgadas as melhores profissões dos EUA em 2012. A listagem, baseada em cinco critérios – necessidades reais, contexto de trabalho, salário, stress e perspetivas de emprego – é encabeçada por uma Engenharia. No ISEP, lecionamos 11 soluções com presente e futuro.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto sempre se demarcou pela forte orientação para o mundo real e proximidade às empresas. Este ADN conjuga-se com um forte apelo à inovação e empreendedorismo, para definir a filosofia de ensino-aprendizagem.

Apesar da procura que ainda se faz sentir ao nível da empregabilidade nas engenharias e setores tecnológicos, no ISEP estamos conscientes que o mundo laboral e empresarial está em rápida evolução. É por isso que o ISEP se preocupa em acompanhar e ajudar a definir boas práticas internacionais que fomentem a formação da próxima geração de líderes em Engenharia.

É neste sentido que o ISEP assume a bandeira portuguesa no consórcio CDIO – onde promovemos um ensino de matriz prática (hands on) para garantir um melhor integração no mercado de trabalho.

É também neste sentido que gerimos mais de 100 parcerias internacionais, que lideramos projetos como o Praxis, que acompanhamos orientações da União Europeia relativamente às competências-chave do futuro: domínio da língua materna e línguas estrangeiras; de matemática, ciências e tecnologia; literacia digital; capacidade de evolução e aprendizagem contínua; sociais e cívicas; iniciativa e empreendedorismo; sensibilidade e expressões culturais.

Formar a próxima geração de líderes em Engenharia implica garantir que os nossos diplomados têm uma forte formação técnica, aliada a competências transversais e uma correta combinação entre paixão e perseverança. Temos diplomados a dar cartas em Portugal e um pouco por todo o mundo.

Assumimos que o dinamismo intrínseco as carreiras de hoje e de amanhã deve ser encarado sobretudo como uma oportunidade de enriquecimento.

Lecionamos 11 licenciaturas, 10 mestrados e 7 pós-graduações, porque queremos contribuir para uma visão global de oportunidades.

Porque acreditamos que a inovação tecnológica pode alavancar a competitividade e diferenciação das empresas nacionais.

Porque vemos o ensino superior público como um motor de mobilidade social e desenvolvimento sustentável do país.