Docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) propõe uma nova metodologia, baseada na aplicação de redes neuronais, para monitorização das necessidades de manutenção e reparação de parques eólicos. O projeto, que resulta da tese de doutoramento de Roque Brandão, foi desenvolvido em parceria com a EDP Renováveis e aponta para ganhos de eficiência neste setor estratégico.
Os custos com a manutenção das turbinas dos parques eólicos assumem um peso importante na exploração dos parques. Os operadores dos parques eólicos tendem a explorar os seus parques de forma mais económica, com o objetivo de aumentar os lucros. Nesse sentido, necessitam de técnicas de planeamento da manutenção que levem a uma efetiva redução dos custos de exploração, em comparação com as técnicas de manutenção usuais.
O trabalho de investigação realizado analisou a problemática das avarias associadas a dois equipamentos importantes dos aerogeradores, nomeadamente a caixa de engrenagens e ao gerador elétrico, que devido à necessidade de equipamentos essenciais para as reparações e aos consequentes custos envolvidos, necessitam ser monitorizados de forma a ser possível a previsão de avarias graves.
O método de deteção de avarias desenvolvido faz uso das medidas obtidas pelo sistema SCADA do parque, não havendo necessidade de instalação de qualquer outro equipamento de medida, o que faz da ferramenta desenvolvida uma inovação no sector, permitindo aos operadores e promotores de parques eólicos a obtenção de informação importante sobre o funcionamento de equipamentos críticos, sem necessidade de realizar investimentos avultados.
Os resultados obtidos pelo método de deteção de avarias desenvolvido, baseado na aplicação de redes neuronais, e aplicado aos aerogeradores de um parque eólico do norte do país, provam que é possível fazer uma deteção antecipada de avarias, podendo assim planear atempadamente os programas de manutenção a efetuar.
O trabalho foi desenvolvido em parceria com a empresa EDP Renováveis que forneceu todos os dados, do parque eólico, que serviu de base de estudo e irá ser apresentado aos diversos promotores de parques eólicos portugueses.
+INFO: Roque Brandão | DEE