Outro

SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DA TV
23-11-2011

Projeto do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores avança proposta que permite aos operadores orientar o leque de programação para o perfil dos clientes. Esta solução melhora a personalização do serviço, aumentando a sua qualidade para o cliente; rentabiliza as grelhas de programas e fortalece a fidelização. O trabalho enquadra-se numa área de investigação que tem despertado o interesse da comunidade científica, dado o potencial de aplicação ao nível do setor de distribuição de conteúdos audiovisuais.

Com a expansão da televisão digital e a convergência entre os meios de difusão convencionais e a televisão sobre IP, o número de canais disponíveis têm aumentado de forma gradual. O espetador é confrontado com um maior número de opções disponíveis, o que pode dificultar a escolha do programa a visionar.

Sobrecarregados com o nível de informação, muitos espetadores desistem sistematicamente de ver um programa e tendem a efetuar zapping entre diversos canais ou a assistir sempre aos mesmos programas.

O projeto agora desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), no âmbito do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, desenvolveu uma aplicação que melhora a recomendação de programas orientados para o perfil do utilizador.

Desenvolvido no âmbito de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o estudo de Márcio Soares analisou soluções existentes ao nível de sistemas de recomendação de televisão e propôs uma nova solução.

Para realizar as recomendações foram desenvolvidos dois algoritmos baseados em técnicas de filtragem colaborativa e de filtragem de conteúdos. Estes algoritmos recorrem ao cálculo da similaridade entre itens ou utilizadores para operacionalizar uma classificação personalizada. Desta forma, é possível avaliar o nível de potencial interesse que o utilizador terá em relação a um programa ou canal.

O conjunto de recomendações obtidas é apresentado através da interação com uma aplicação web, o que vem permitir a integração de todos os componentes do sistema.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação On-Demand Immersive-TV for Communities of Media Producers and Consumers (ImTV). Financiado pela FCT, este projeto académico-empresarial contou com uma parceria que integra ainda o INESC Porto, universidades de Lisboa e Nova de Lisboa e do Texas in Austin (USA), RTP, Zon Multimedia, MOG Solutions, Duvideo.

Márcio Soares é atualmente bolseiro de investigação na Unidade de Telecomunicações e Multimédia do INESC Porto, onde está a aprofundar a investigação em áreas relacionadas com o seu trabalho de dissertação.

+INFO: Márcio Soares | Paula Viana | DEE