O Instituto Superior de Engenharia do Porto assume como sua missão a criação e partilha de conhecimento aplicado promotor de um desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o ISEP tem desenvolvido diversos projetos que ajudam a potenciar um dos maiores recursos nacionais: o Mar.
O Mar constitui um elemento distintivo da matriz cultural portuguesa e um espaço onde Portugal se pode afirmar científica e tecnologicamente, um ativo com enormes potencialidades. É uma clara visão das oportunidades associadas à Economia do Mar, que explica a quantidade de projetos de I&DT no Instituto.
O ISEP está a trabalhar em projetos na área da robótica e sistemas autónomos para criar soluções de salvamento a náufragos e inspeção submarina. Tem desenvolvido estudo na área da Engenharia Química para produzir biodiesel a partir de algas, mas também para garantir a segurança alimentar do pescado.
Em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, apresentou estudos sobre os impactos das alterações climáticas na erosão costeira e propôs metodologias de defesa e conservação para a costa do noroeste ibérico. Também as valências transversais da Engenharia Mecânica e da Engenharia Eletrotécnica podem ser colocadas ao serviço das indústrias naval, conserveira ou para produção de energias limpas.
O ISEP tem assim assumido a Economia do Mar como um eixo estratégico para investigação de vanguarda. A vontade de alimentar sinergias que avancem soluções ficou patente na participação do ISEP no Fórum do Mar. A presença no evento organizado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a associação Oceano XXI – dois parceiros ISEP – serviu não só para apresentar tecnologias ISEP, mas sustentou a assinatura do protocolo de colaboração do Pólo do Mar, entre o Politécnico e Universidade do Porto. Esta capacidade de diálogo e trabalho em equipa é apanágio da Engenharia ISEP.
Vocacionado para desenvolver soluções de mercado assentes em investigação de ponta aplicada, o Instituto está aberto a novas parcerias que ajudem a alavancar o desenvolvimento do Norte e do Pais. A Engenharia vai ao encontro das potencialidades do Mar para as traduzir em oportunidades de negócio fomentadoras do crescimento.
O ISEP tem peritos prontos a colaborar na inovação tecnológica que crie valor acrescentado, apoie as exportações e explore a competitividade das empresas associadas à Economia do Mar: construção e reparação naval, pesca, aquicultura, conservação e transformação de pescado, turismo marítimo e náutica de recreio, energia e ambiente, novos produtos e materiais/tecnologias marinhas, transportes marítimos, infraestruturas portuárias e serviços marítimos.
ISEP: ENGINNERING THE SEA