Outro

TF-MEDIA TASK FORCE MEETING AND WORKSHOP: BALANÇO
07-11-2011

O ISEP foi palco da 5th TF-Media Task Force Meeting and Workshop, entre 26 e 28 de Outubro. Este fórum inovador e colaborativo lançou cinco novos grupos de trabalho, com destaque para o task force em Mídia e Objetos de Aprendizagem, liderada por António Castro, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI).

A Task Force Media (TF-Media) reúne peritos mundiais em tecnologias multimédia orientados para o ensino e investigação, na tentativa de fomentar novas tecnologias, infraestruturas e serviços de internet ao serviço das comunidades académicas.

Nos últimos anos, as instituições de ensino superior (IES) têm vindo a produzir inúmeros conteúdos multimédia, normalmente para distribuição interna. A partilha de conhecimento e de conteúdos tem sido garantida por redes nacionais, as National Research and Education Network (NREN) – papel assumido em Portugal pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Estas redes provedores de serviços especializados de internet apoiam as necessidades das comunidades académicas, ao nível do ensino e investigação, e estão numa posição privilegiada para oferecer um serviço “Federated Media”, com soluções de armazenamento e de fluxo de trabalho para a produção, gestão e distribuição de conteúdos às IES.

No seguimento, a TF-Media procura estabelecer boas práticas ao nível dos conteúdos e da própria colaboração entre as instituições académicas e as redes nacionais a nível europeu.

Aberta a profissionais e comunidades académicas, a 5th TF-Media Task Force Meeting and Workshop acordou continuar o projeto nos próximos dois anos, tendo igualmente lançados novas áreas de atuação. Os novos grupos de trabalho são: 1) Metadados e Repositórios; 2) Mídia e Objetos de Aprendizagem; 3) Sistemas Back-end; 4) Palestra de Gravação e de Enriquecimento; 5) Promoções e RP.

António Vieira de Castro é corresponsável pelo grupo Mídia e Objetos de Aprendizagem, que abordará aspetos como os suportes para e-learning; aplicações pedagógicas; videoconferências web; assuntos jurídicos e direitos de autor; creative commons.

O docente do DEI pode servir como ponto de contato para as comunidades académicas nacionais interessadas.

+INFO: António Vieira de Castro | DEI