Outro

ESTUDO DEG/LABCARGA APONTA PARA VANTAGENS ECONÓMICAS NO DESMONTE DE ROCHA
14-09-2011

Estudo de Engenharia Geotécnica e Geoambiente aponta soluções que «trarão benefícios técnico-económicos no que diz respeito à prática do desmonte de rocha com explosivos» – sector com impacto económico em termos nacionais.

O projeto desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Geotécnica (DEG), pretende apresentar, «numa perspetiva interdisciplinar e integrativa, a importância da caracterização geológico-estrutural, geotécnica e geomecânica dos maciços rochosos para a otimização técnico-económica do desmonte de rocha».

Para tal, combinou metodologias de geologia aplicada à engenharia, engenharia mineira e técnicas modernas de geo-engenharia de maciços rochosos, para elaborar um esboço cartográfico do zonamento geotécnico do georrecurso. Este instrumento assume-se «de importância capital para o apoio à decisão para um correto planeamento da lavra».

O projeto avança ainda soluções informáticas que «trarão benefícios técnico-económicos no que diz respeito à prática do desmonte de rocha com explosivos». Os aplicativos destinam-se à definição da compartimentação geotécnica e geomecânica básica do maciço (ScanGeoData|BGD e SchmidtData|UCS) e à caracterização dos desvios e tecnologias de perfuração (GeoHole|Data e GeoDrill|Data).

Este estudo resulta da tese de doutoramento de Carlos Galiza, desenvolvida em cooperação técnico-científica com a empresa MonteAdriano.

O DEG e o Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), desenvolveram entretanto o artigo “Geotecnia Mineira de Maciços Rochosos Fraturados Para o Controlo da Qualidade do Desmonte”, recentemente publicado pela Ordem dos Engenheiros.

A. Carlos Galiza, L. Ramos, L. Fonseca, H. I. Chaminé (2011), “Geotecnia Mineira de Maciços Rochosos Fraturados Para o Controlo da Qualidade do Desmonte”, in Ingenium nº 124 - Julho/Agosto, Ordem Engenheiros, Lisboa

+INFO: Carlos Galiza | DEG | OE