Outro

POR UM NOVO NORTE INOVADOR
11-05-2011

No dia em que o Instituto Nacional de Estatística publicou no "Retrato Territorial de Portugal" que a região Porto exporta metade da alta tecnologia portuguesa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte anunciou os finalistas dos Prémios Novo Norte 2011. O Instituto Superior de Engenharia do Porto foi nomeado na categoria Norte Inovador, com o projecto E2I – Excelência e Internacionalização na Investigação. Os Prémios nomearam ainda a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Politécnico do Porto (ESMAE.IPP) na categoria Norte Criativo pelo projecto Harmos Festival e o INESC Porto, com quem o ISEP firmou recentemente um memorando de entendimento.

O ISEP tem investido sustentadamente na investigação e na internacionalização. Esta aposta passa por parcerias com instituições de ensino superior estrangeiras, quer para o desenvolvimento de programas de dupla titulação, quer para o estabelecimento de linhas de investigação comuns ou no incremento da mobilidade de estudantes e colaboradores. Com mais de cem parcerias internacionais, o ISEP estabeleceu nos anos recentes acordos de dupla titulação com a Universidade da Extremadura e a Universidade Politécnica de Madrid; tem projectos de I&D no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal e da rede europeia de excelência CONET; trabalha com o MIT; desenvolve tecnologias inovadoras com vários parceiros latino-americanos; chega a Timor através da ONGD Engenho e Obra.

O incremento da mobilidade internacional tem sido uma das prioridades recentes, com o reforço da participação em iniciativas do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, acordos específicos com o universo CPLP ou na captação de um maior número de estudantes e docentes estrangeiros. A título de exemplo, o Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo Real (CISTER) – um dos nove grupos de investigação do Instituto e entre os dois nacionais avaliados com a classificação de Excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia na categoria de Engenharia Electrotécnica e Informativa – conta com 22 colaboradores estrangeiros na sua equipa de 39 elementos – uma equipa multicultural com 56% de investigadores cujas nacionalidades se estendem do continente sul-americano ao sub-continente indiano, passando por vários países euro-asiáticos.

A afirmação da investigação produzida no ISEP tem sido um dos aspectos que mais tem contribuído para o crescente reconhecimento internacional do Instituto. Por seu turno, a abertura ao mundo tem favorecido uma transmissão de boas práticas que ajuda a sustentar a excelência da investigação realização no ISEP.

Esta procura de sinergias, geração e partilha de conhecimento orientado para o mundo-real cumpre com os eixos estratégicos do Instituto, está em linha com a filosofia do consórcio CDIO e apoia a competitividade das empresas nacionais.

+INFO: Prémios Novo Norte 2011