O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) lidera o consórcio que vai desenvolver o novo centro de dados da Portugal Telecom (PT). Este projecto de orientação industrial aproveita competências do Centro de I&D do ISEP para desenvolver um centro de dados avançado, em parceria com a PT, Universidade do Porto, Carnegie-Mellon University e o MIT.
A Portugal Telecom tem prevista a criação de um novo centro de dados que representa o estado da arte com doze mil metros quadrados e trinta e dois mil servidores. Projectado para iniciar operações em finais de 2011 ou início de 2012, o centro de dados deverá apresentar avanços significativos em termos de eficiência energética quando comparado com as tecnologias actualmente existentes no mercado. Para responder a este desafio, a PT vai recorrer à tecnologia SENODs, desenvolvida pelo CISTER.
A experiência do CISTER em soluções integradas para abordar desafios digitais e físicos fornece assim um importante contributo para ultrapassar questões relacionadas com os consumos de energia em grande escala, a refrigeração e o processamento de dados. O projecto incidirá igualmente no sistema de comunicação, monitorização de dados e aplicações de controlo ambiental.
O consórcio do projecto é liderado em Portugal pelo CISTER e nos EUA pela Carnegie-Mellon University, integrando ainda a PT, a Universidade do Porto e o MIT. O projeto SENODs tem duração prevista de três anos e um financiamento na ordem dos 300 mil euros, dos quais 75% estão destinados ao centro de investigação do ISEP.
+INFO: CISTER