Outro

ENGENHARIA QUÍMICA = ENGENHARIA VERDE
18-11-2011

2011 é o Ano Internacional da Química e em Novembro celebra-se a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. O ISEP aproveita para recordar alguns projetos, tecnologias e iniciativas, que cumprem com a missão de promover um desenvolvimento sustentável.

No Laboratório de Tecnologia do Departamento de Engenharia Química foram desenvolvidos estudos, que visam contribuir para a utilização de combustíveis mais sustentáveis. Os engenheiros químicos do ISEP estão a desbravar caminho na produção de biocombustíveis a partir de microalgas e de resíduos da indústria dos curtumes, mas também a partir de farinha de aves, resíduos da indústria cervejeira e da borra de café em cápsulas.

A título de exemplo, o estudo da borra de café em cápsulas pretende uma valorização acima do que é convencional, salientando-se a extração do óleo do café – 10 a 30% – para tratamento, conversão e produção de biodiesel. Uma alternativa também em estudo é a produção de açúcares simples que são depois convertidos em bioetanol. Estas duas vias são passíveis de serem realizadas em série, permitindo uma maximização da valorização. Outra vertente ainda passível de exploração é a recuperação das cápsulas metálicas e sua reciclagem para produção de alumínio.

Por seu turno, o projeto de tratamento de resíduos laboratoriais do Grupo de Tratamento de Resíduos de Laboratório (TRELAB) já passou a marca dos 7.000 litros. Ao proceder à recolha e tratamento de resíduos de diversos laboratórios de investigação portuenses, o TRELAB contribui para afastar dos coletores municipais resíduos altamente tóxicos. O TRELAB promove ainda uma reutilização destes solventes na investigação e em aulas, otimizando recursos e reduzindo consumos.

O TRELAB tem apostado igualmente na transmissão de comportamentos ao transmitir boas práticas de gestão de resíduos (recolha seletiva, tratamento e controlo de qualidade) a estudantes do Porto.

O estudo sobre reabilitação de solos contaminados, desenvolvido pelo Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) em colaboração com o Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, dá uma resposta ao desafio de recuperar solos contaminados por metais tóxicos. O GRAQ recorreu a bactérias resistentes aos metais para degradar os poluentes. Este projeto foi alvo de divulgação no seminário Reabilitação de Solos, promovido pelo GRAQ, no início de 2011.

Recentemente, o Departamento de Engenharia Química (DEQ) organizou também as 7as Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos. Apontado como o melhor evento técnico sobre a temática realizado em Portugal, as 7as JTIR foram subordinadas ao tema “Energia dos Resíduos” e identificaram novas oportunidades de negócio no universo da gestão de resíduos.

Outro projeto apadrinhado no Instituto, pela mão do DEQ e do Plano de Ação para a Sustentabilidade (PASUS), é a recolha seletiva de óleos alimentares usados. O ISEP associou-se à primeira fase do projeto de implementação de oleões no Município do Porto, sendo a primeira instituição de ensino superior a colaborar nesta iniciativa.

E para acompanhar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos foi organizada um peddy-paper: Prevenção de Resíduos, para sensibilizar a comunidade académica para a problemática da prevenção de resíduos

O Instituto tem contribuído para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, mas tem também investido na promoção de uma mentalidade mais amiga do ambiente. Reduzir, reciclar e reutilizar passa pelos contributos de todos.

+INFO: DEQ | GRAQ | CIETI | Ano Internacional da Química | Semana Europeia da Prevenção de Resíduos