Em 2010, o Instituto Superior de Engenharia do Porto foi pioneiro ao lançar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável (PASUS). Esta decisão enquadrou-se com uma perspetiva que entende a sustentabilidade como uma realidade decisiva para o sucesso das organizações. Uma realidade equilibrada em três dimensões interligadas e complementares: social, económica e ambiental.
A criação do PASUS entende-se à luz do compromisso social do ISEP e da sua orientação para uma gestão estratégica, onde o Plano de Ação veio apoiar um eixo fundamental – a projeção do crescimento sustentável do Instituto.
Atendendo ao necessário contributo social de uma instituição de ensino superior público; às mais-valias de uma escola de engenharia na criação e partilha de soluções e tecnologias inovadoras e sustentáveis; à forte tradição do ISEP na ligação à sociedade envolvente e restantes parceiros; e à própria conjuntura; avançamos um contributo do Comissão PASUS.
«Apesar de por vezes não resultar explícito ao cidadão comum, a crise global que hoje se vive assenta numa questão fundamental, que é a da escassez de recursos ao nível global. De facto, o estilo de vida que ainda hoje se mantém no nosso país é absolutamente inatingível para a maioria da população do planeta.
No entanto, não é por isso que devemos deixar de almejar à manutenção ou melhoria da nossa qualidade de vida. Deveremos, talvez, é reinterpretar o significado disso mesmo.
De facto, vários estudos desenvolvidos nos mais diversos contextos internacionais demonstram que a felicidade das pessoas sofreu um declínio desde a implementação do modelo de produção em massa, que consequentemente induz um movimento de procura, que hoje se revela insustentável a todos os níveis.
O ISEP, através de um conjunto de ações integradas em prol do desenvolvimento sustentável, tais como o Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável, cuja implementação se iniciou em 2010, tem sido um motor da mudança que a sociedade global necessita.
Desde a referida data o ISEP tornou-se na única instituição de ensino superior a nível mundial a ser official training partner da Global Reporting Initiative (GRI) para a formação em reporte de sustentabilidade. Desenvolveu conteúdos e matérias de integração nestas prioridades para os novos alunos. Promoveu reformas que levaram à redução substancial dos consumos de água no campus. Finalizou, muito recentemente, o seu primeiro relatório de sustentabilidade. Tem ainda em curso um conjunto de outros projetos, alguns dos quais de carácter permanente, que colocam a sustentabilidade num patamar de prioridade estratégica da instituição.
Este é apenas um ponto de partida, pois o desenvolvimento sustentável de qualquer comunidade só é realizável através da participação ativa e permanente de todos os seus membros, agindo sempre que se deparem com qualquer situação sobre a qual julguem poder intervir ou dever alertar para a necessidade dessa intervenção.
O PASUS entra agora numa fase em que privilegiará esta filosofia de intervenção, chamando a atenção da comunidade para oportunidades de contribuir para um mundo melhor, dentro e fora do nosso campus, centrado naquele que é o objetivo maior desta iniciativa “a criação de uma estirpe diferente de graduados em ciências da engenharia, que tenham no seu ADN formativo e comportamental a consideração pelos princípios e práticas de sustentabilidade”.
O mundo, o país, e as instituições de ensino superior debatem-se hoje com uma crise importante, que só pode ser encarada como um desafio a vencer, na transição para um mundo melhor. Tal só será possível na consideração da sustentabilidade como um desígnio imperativo dos novos modelos.
O ISEP continuará a trilhar este caminho, procurando liderar estes processos na sua comunidade, aumentando desta forma também, a qualidade de vida no seu campus e a competência e empregabilidade dos seus alunos».
A Comissão PASUS
+INFO: PASUS