CASHE2022

Principal

Oradores convidados

 

Diana Mesquita

Universidade Católica Portuguesa

Sente resistência dos alunos à aprendizagem ativa? Possibilidades para a prática docente.

Muito se tem escrito sobre o uso da aprendizagem ativa no Ensino Superior, sendo destacado os seus benefícios. A investigação também mostra que a adoção da aprendizagem ativa pelos professores tem sido lenta. As barreiras mais comuns identificadas dizem respeito à resistência dos alunos, que pode ser entendida como “qualquer resposta comportamental ou atitudinal negativa a uma prática de ensino que possa desencorajar os instrutores de usar a aprendizagem ativa” (Andrews et al., 2020, p.143). Esta palestra visa explorar possibilidades para a prática docente, a fim de mitigar a resistência dos alunos à aprendizagem ativa.

Madison E. Andrews, Matthew Graham, Michael Prince, Maura Borrego, Cynthia J. Finelli & Jenefer Husman (2020) Student resistance to active learning: do instructors (mostly) get it wrong?, Australasian Journal of Engineering Education, 25:2, 142-154, DOI: 10.1080/22054952.2020.1861771.

CV RESUMIDO

Diana Mesquita é atualmente Professora Auxiliar convidada da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Porto, Portugal. É doutorada em Ciências da Educação, com especialização em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho, Portugal. Ministrou mais de 60 workshops dedicados à formação de professores em Portugal, Brasil, Colômbia, Rússia e Tailândia. Participou em diversos projetos nacionais e internacionais, organizou mais de 20 conferências nacionais e internacionais e possui cerca de 80 publicações de artigos em revistas internacionais, capítulos de livros e em eventos científicos. Os seus interesses de investigação incluem aprendizagem ativa, aprendizagem baseada em projetos, desenvolvimento profissional de professores, inovação curricular, ensino superior e ensino de engenharia. É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia (SPEE). É também é revisora científica em várias revistas importantes, como o European Journal of Teacher Education (Routledge) e o Journal of Engineering Education (Wiley).

 

Juarez Bento da Silva

Universidade Federal de Santa Catarina

TRAJETÓRIA ACADÉMICA VINCULADA A PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

A palestra versará sobre as ações de pesquisa e extensão realizadas pelo RExLab ao longo de seus 25 anos de atividades, principalmente sobre as estratégias de captação e formativa dos bolsistas. Ao longo destes anos, o RExLab abrigou em tordo de 200 bolsistas dos mais diversos níveis educacionais, ou seja, da Educação Básica, com os bolsistas do Ensino Médio, a bolsistas de pós-doutorado. No RExLab procura-se valorizar ao máximo o trabalho dos bolsistas de Iniciação Científica (IC), atribuindo-lhes atividades relevantes e de protagonismo nos projetos de pesquisa e extensão, bem como na produção científica do núcleo. A participação ativa dos bolsistas nos projetos oferece a estes a oportunidade de conhecerem toda uma rede de pesquisadores na qual o RExLab está inserido, sejam eles discentes ou docentes. Esse networking tem se mostrado importante, por trazer por exemplo, oportunidades de intercâmbio para os bolsistas, além de proporcionar contato com pesquisadores e projetos de pesquisa coordenados por professores experientes, no Brasil e no exterior. Essa conjuntura, certamente, aporta as diversas vantagens da IC nos currículos, no crescimento profissional e no amadurecimento académico dos alunos participantes.

CV RESUMIDO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutoramento em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Pós-Doutoramento no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal (2016). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua como docente nos cursos de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em TIC, onde também é subcoordenador. Está vinculado ao grupo de investigação Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), do qual é coordenador. Possui cerca de 150 publicações de artigos em revistas, livros e capítulos de livros. Em relação aos projetos de investigação e de extensão, estes prioritariamente são voltados a integração de tecnologias em educação, sendo que o desenvolvimento e disponibilização de laboratórios virtuais e remotos é uma das principais linhas de ação. Para mais informações, CV aqui.

 



 

Instituto Superior de Engenharia do Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431
4249-015 Porto, Portugal

 

GPS:
41° 10' 41.5" N
8° 36' 25.5" W

 

mailto@cashe

 

English version