Programa
Quinta-feira |
Sexta-feira |
|
---|---|---|
9:00 - 9:30 | Registo | Mesa Redonda 2 (*) |
9:30 - 9:45 | Sessão de abertura | |
9:45 - 10:00 | Conferência Inaugural (*) | |
10:00 - 10:30 | Comunicações 3 (Prémio Melhor Artigo) |
|
10:30 - 11:15 | Comunicações 1 | |
11:15 - 11:40 | Coffee-break | |
11:40 - 12:20 | Comunicações 2 | Conferência Convidada |
12:20 - 12:25 | Almoço | |
12:25 - 12:40 | Sessão de encerramento | |
12:40 - 14:30 | ||
14:30 - 15:45 | Mesa Redonda 1 | |
15:45 - 16:00 | Coffee-break | |
16:00 - 17:00 | Simposium |
Todas as comunicações terão lugar no Auditorium Sala de Atos, Edifício E.
A informação para a participação online foi enviada por email.
(*) INSTRUÇÕES PARA TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
Haverá duas sessões em Português, a primeira será a intervenção do Prof. Juarez Bento da Silva, no dia 7 de Abril às 9:45, e a segunda será a Mesa Redonda sobre o tema Contribuição de Duplos Graus para o Sucesso Académico, no dia 8 de Abril às 9:00. Está prevista uma tradução simultânea via Zoom para estas sessões. Para aceder a esta tradução, siga as instruções:
Na sala ZOOM, à esquerda da barra inferior - item "Reacções" - pode encontrar um item chamado "Interpretação". Ao clicar aí, pode escolher:
- "off" (o som principal da conferência é ouvido);
- "Português" (ouve-se o som da conferência principal);
- "inglês" (o tradutor é ouvido).
Nas restantes sessões, esta funcionalidade aparece mas está desactivada.
COMUNICAÇÕES DOS ORADORES CONVIDADOS
- TRAJETÓRIA ACADÉMICA VINCULADA A PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. - Juarez Bento da Silva. (chair: Gustavo R. Alves)
- SENTE RESISTÊNCIA DOS ALUNOS À APRENDIZAGEM ATIVA? POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE. - Diana Mesquita. (chair: António Vega)
Sessões Especiais
Mesa Redonda 1:
O PAPEL DOS CENTROS DE INVESTIGAÇÃO NA PROMOÇÃO DO SUCESSO ACADÉMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR.
(moderada por Alexandra Araújo)
Centros de I&D:
- CIETI – Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial, Gustavo R. Alves.
- GECAD – Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento, Goreti Marreiros.
- GILT – Graphics Interaction Learning Technologies, Nuno Escudeiro.
- GRAQ – Grupo de Reação e Análises Clínicas, Hendrikus Nouws.
- LEMA – Laboratório de Engenharia Matemática, Manuel Cruz.
Mesa Redonda 2:
CONTRIBUIÇÃO DAS DUPLAS TITULAÇÕES PARA SUCESSO ACADÉMICO.
(moderada por António Vega)
Convidados:
- Deborah Santesso Bonnas, Reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Vice-Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
- Oneida Irigon, Reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do CONIF.
- Carlos Guedes, Reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
- Jaime Cavalcante Alves, Reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
- Carlos Mauro, Fundador do CLOO Behavioral Insights Unit.
Simposium:
IMPROVE STUDENTS´ SUCCESS IN HIGHER EUCATION CHALLENGING CONTEXTS.
(coordenado por Leandro Almeida)
- ADAPTING AS I GO: AN ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN ACADEMIC EXPECTATIONS, SELF-EFFICACY AND ADAPTATION TO HIGHER EDUCATION. - Mafalda Campos, and Francisco Peixoto.
- SUCCESS FACTORS IN LEARNING DURING PANDEMIC REMOTE CLASSES. - Andréia Osti, and Leandro S. Almeida.
- PROMOTING ADAPTATION AND SUCCESS OF FIRST-YEAR STUDENTS. - Joana R. Casanova, Maria Alfredo Moreira, Alexandra Gomes, and Leandro S. Almeida.
- PROFESSIONAL IDENTITY DEVELOPMENT IN THE TRANSITION TO THE LABOUR MARKET: PERCEPTIONS OF GRADUATES. - Liliana Paulos, Sandra T. Valadas, and Leandro S. Almeida.
COMUNICAÇÕES 1
(chair: Amélia Caldeira)
- MEASURING TEACHING SELF-EFFICACY IN PANDEMIC TIMES: A PRELIMINARY VALIDATION STUDY AMONG PORTUGUESE TEACHERS. - Diana Aguiar Vieira, Sara Lima, and Viviana Meirinhos.
- PUBLISHING AND PRESENTING STUDENTS’ RESEARCH: THE COMPUTER ENGINEERING SYMPOSIUM CASE. - Piedade Carvalho, Nuno Morgado, Emanuel Silva, Sérgio Moreira, José Avelino, Marílio Cardoso, Dulce Mota, and Constantino Martins.
- MATHEMATICAL MODELING AND SIMULATION OF THE PENDULUM PHYSICAL SYSTEM IN MATHEMATICS LEARNING. - José Magalhães, Floriano Viseu, and Paula Mendes Martins.
COMUNICAÇÕES 2
(chair: José Rodrigues)
- THE USE OF A CLASSIFICATION TREE TO ANALYZE THE RELATIONSHIP BETWEEN SATISFACTION WITH STUDIES AND ENGAGEMENT IN UNIVERSITY DROPOUT. - Celia Galve-González, Antonio Cervero, Elena Blanco, Jorge Maluenda-Albornoz, and Ana B. Bernardo.
- PRACTICE-ORIENTED APPROACH FOR TEACHING-LED RESEARCH IN LOGISTICS. - Reinhold Schodl, and Sandra Eitle.
- MATHEMATICAL MODELING AND SIMULATION OF THE PHYSICAL SYSTEM OF PULLEYS IN MATHEMATICAL LEARNING. - José Magalhães, Floriano Viseu, and Paula Mendes Martins.
- MATHEMATICAL MODELING AND SIMULATION OF AN PHOTOVOLTAIC PANEL SYSTEM IN GEOGEBRA AND ARDUINO. - José Magalhães.
COMUNICAÇÕES 3 – Prémio Melhor Artigo
(chair: Ana Moura)
- EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: ENGINEERING STUDENT SUCCESS WITH EPS@ISEP. - Benedita Malheiro, Pedro Guedes, Abel J. Duarte, Manuel F. Silva, and Paulo Ferreira.
- PROMOTING STUDENT’S SUCCESS THROUGH INTERNATIONAL COMPETITION ENGAGEMENT. - Filomena Soares, and Ana Paula Lopes.
- USING ORIGAMI IN MATHEMATICS EDUCATION. - Michael Kleine, and Judith Huget.
- PBL AS AN INTEGRATION ACTIVITY FOR NEW ENGINEERING STUDENTS AT ISEP. - José Magalhães, Teresa Costa, Alberto Pinto, and Christopher Sá.
- STUDENTS' PERCEPTION OF TBL CLASSROOM: A CASE STUDY FOR A PORTUGUESE SCHOOL OF ENGINEERING. - Marina Sousa, Maria Cunha, and José Salgado Rodrigues.
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431
4249-015 Porto, Portugal
GPS:
41° 10' 41.5" N
8° 36' 25.5" W