CASHE2022

Principal

Programa

 

 

Quinta-feira
7 de abril

Sexta-feira
8 de abril

9:00 - 9:30 Registo Mesa Redonda 2 (*)
9:30 - 9:45 Sessão de abertura
9:45 - 10:00 Conferência Inaugural (*)
10:00 - 10:30 Comunicações 3
(Prémio Melhor Artigo)
10:30 - 11:15 Comunicações 1
11:15 - 11:40 Coffee-break
11:40 - 12:20 Comunicações 2 Conferência Convidada
12:20 - 12:25 Almoço
12:25 - 12:40 Sessão de encerramento
12:40 - 14:30  
14:30 - 15:45 Mesa Redonda 1
15:45 - 16:00 Coffee-break
16:00 - 17:00 Simposium

 

Todas as comunicações terão lugar no Auditorium Sala de Atos, Edifício E.

A informação para a participação online foi enviada por email.

 

(*)  INSTRUÇÕES PARA TRADUÇÃO SIMULTÂNEA 

Haverá duas sessões em Português, a primeira será a intervenção do Prof. Juarez Bento da Silva, no dia 7 de Abril às 9:45, e a segunda será a Mesa Redonda sobre o tema Contribuição de Duplos Graus para o Sucesso Académico, no dia 8 de Abril às 9:00. Está prevista uma tradução simultânea via Zoom para estas sessões. Para aceder a esta tradução, siga as instruções:  
 
Na sala ZOOM, à esquerda da barra inferior - item "Reacções" - pode encontrar um item chamado "Interpretação". Ao clicar aí, pode escolher: 
 - "off" (o som principal da conferência é ouvido);
 - "Português" (ouve-se o som da conferência principal); 
 - "inglês" (o tradutor é ouvido).
Nas restantes sessões, esta funcionalidade aparece mas está desactivada.

 

COMUNICAÇÕES DOS ORADORES CONVIDADOS

  1. TRAJETÓRIA ACADÉMICA VINCULADA A PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. - Juarez Bento da Silva. (chair: Gustavo R. Alves)
  2. SENTE RESISTÊNCIA DOS ALUNOS À APRENDIZAGEM ATIVA? POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE. - Diana Mesquita. (chair: António Vega)

 

Sessões Especiais

Mesa Redonda 1: 

O PAPEL DOS CENTROS DE INVESTIGAÇÃO NA PROMOÇÃO DO SUCESSO ACADÉMICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. 

(moderada por Alexandra Araújo)

Centros de I&D:

  • CIETI – Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial, Gustavo R. Alves.
  • GECAD – Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento, Goreti Marreiros.
  • GILT – Graphics Interaction Learning Technologies, Nuno Escudeiro.
  • GRAQ – Grupo de Reação e Análises Clínicas, Hendrikus Nouws.
  • LEMA – Laboratório de Engenharia Matemática, Manuel Cruz.

Mesa Redonda 2: 

CONTRIBUIÇÃO DAS DUPLAS TITULAÇÕES PARA SUCESSO ACADÉMICO.

(moderada por António Vega)

Convidados:

  • Deborah Santesso Bonnas, Reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Vice-Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
  • Oneida Irigon, Reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do CONIF.
  • Carlos Guedes, Reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
  • Jaime Cavalcante Alves, Reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
  • Carlos Mauro, Fundador do CLOO Behavioral Insights Unit.

Simposium

IMPROVE STUDENTS´ SUCCESS IN HIGHER EUCATION CHALLENGING CONTEXTS.

(coordenado por Leandro Almeida)

  1. ADAPTING AS I GO: AN ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN ACADEMIC EXPECTATIONS, SELF-EFFICACY AND ADAPTATION TO HIGHER EDUCATION. - Mafalda Campos, and Francisco Peixoto.
  2. SUCCESS FACTORS IN LEARNING DURING PANDEMIC REMOTE CLASSES. - Andréia Osti, and Leandro S. Almeida.
  3. PROMOTING ADAPTATION AND SUCCESS OF FIRST-YEAR STUDENTS. - Joana R. Casanova, Maria Alfredo Moreira, Alexandra Gomes, and Leandro S. Almeida.
  4. PROFESSIONAL IDENTITY DEVELOPMENT IN THE TRANSITION TO THE LABOUR MARKET: PERCEPTIONS OF GRADUATES. - Liliana Paulos, Sandra T. Valadas, and Leandro S. Almeida.

 

COMUNICAÇÕES 1

(chair: Amélia Caldeira)

  1. MEASURING TEACHING SELF-EFFICACY IN PANDEMIC TIMES: A PRELIMINARY VALIDATION STUDY AMONG PORTUGUESE TEACHERS. - Diana Aguiar Vieira, Sara Lima, and Viviana Meirinhos.
  2. PUBLISHING AND PRESENTING STUDENTS’ RESEARCH: THE COMPUTER ENGINEERING SYMPOSIUM CASE. - Piedade Carvalho, Nuno Morgado, Emanuel Silva, Sérgio Moreira, José Avelino, Marílio Cardoso, Dulce Mota, and Constantino Martins.
  3. MATHEMATICAL MODELING AND SIMULATION OF THE PENDULUM PHYSICAL SYSTEM IN MATHEMATICS LEARNING. - José Magalhães, Floriano Viseu, and Paula Mendes Martins.

 

COMUNICAÇÕES 2

(chair: José Rodrigues)

  1. THE USE OF A CLASSIFICATION TREE TO ANALYZE THE RELATIONSHIP BETWEEN SATISFACTION WITH STUDIES AND ENGAGEMENT IN UNIVERSITY DROPOUT. - Celia Galve-González, Antonio Cervero, Elena Blanco, Jorge Maluenda-Albornoz, and Ana B. Bernardo.
  2. PRACTICE-ORIENTED APPROACH FOR TEACHING-LED RESEARCH IN LOGISTICS. - Reinhold Schodl, and Sandra Eitle.
  3. MATHEMATICAL MODELING AND SIMULATION OF THE PHYSICAL SYSTEM OF PULLEYS IN MATHEMATICAL LEARNING. - José Magalhães, Floriano Viseu, and Paula Mendes Martins.
  4. MATHEMATICAL MODELING AND SIMULATION OF AN PHOTOVOLTAIC PANEL SYSTEM IN GEOGEBRA AND ARDUINO. - José Magalhães.

 

COMUNICAÇÕES 3 – Prémio Melhor Artigo

(chair: Ana Moura)

  1. EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: ENGINEERING STUDENT SUCCESS WITH EPS@ISEP. - Benedita Malheiro, Pedro Guedes, Abel J. Duarte, Manuel F. Silva, and Paulo Ferreira.
  2. PROMOTING STUDENT’S SUCCESS THROUGH INTERNATIONAL COMPETITION ENGAGEMENT. - Filomena Soares, and Ana Paula Lopes.
  3. USING ORIGAMI IN MATHEMATICS EDUCATION. - Michael Kleine, and Judith Huget.
  4. PBL AS AN INTEGRATION ACTIVITY FOR NEW ENGINEERING STUDENTS AT ISEP. - José Magalhães, Teresa Costa, Alberto Pinto, and Christopher Sá.
  5. STUDENTS' PERCEPTION OF TBL CLASSROOM: A CASE STUDY FOR A PORTUGUESE SCHOOL OF ENGINEERING. - Marina Sousa, Maria Cunha, and José Salgado Rodrigues.


 

Instituto Superior de Engenharia do Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431
4249-015 Porto, Portugal

 

GPS:
41° 10' 41.5" N
8° 36' 25.5" W

 

mailto@cashe

 

English version