O projeto Inno4Health, que conta com a participação ativa do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), foi distinguido com o prémio "ITEA Award of Excellence 2024". Este reconhecimento internacional celebra a contribuição do projeto para a inovação tecnológica na monitorização contínua da saúde e desempenho físico, refletindo os esforços dos seus parceiros em criar soluções disruptivas e de impacto global. A distinção foi atribuída no passado mês de setembro, durante o evento ITEA PO Days 2024.
Coordenado pela Philips Electronics, o Inno4Health envolveu um consórcio internacional composto por 26 parceiros de seis países, incluindo Canadá, Lituânia, Países Baixos, Roménia, Turquia e Portugal. O objetivo foi desenvolver soluções de monitorização avançada e personalizada para a saúde através de dispositivos wearables e tecnologias de ponta.
Em Portugal, o consórcio integrou o ISEP, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a WISEWARE, unindo esforços para o desenvolvimento e validação de soluções de monitorização contínua, focadas em doenças vasculares, como claudicação intermitente, úlceras venosas e pé diabético. Os parceiros trabalharam na integração de sensores wearables num ecossistema de dispositivos que permitem a aquisição de dados e o seu posterior processamento, através de inteligência artificial, proporcionando uma solução de monitorização contínua e personalizada para os pacientes.
O ISEP, com uma equipa de investigação composta por especialistas, como Goreti Marreiros, Ana Almeida, Constantino Martins, Luís Faria e Luís Conceição, desempenhou um papel central na concretização dos objetivos do projeto, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia para criar sistemas que respondam aos desafios reais da saúde e do bem-estar.
Este prémio é um marco significativo que valida a excelência dos resultados alcançados e reforça a posição do GECAD, assim como do restante consórcio, na criação de soluções inovadoras para a saúde digital. A distinção sublinha, ainda, a importância da colaboração entre a academia, indústria e organizações de saúde para enfrentar desafios emergentes na área.