Outro

Mais de 350 entusiastas e especialistas da mobilidade elétrica
16-10-2019

As Jornadas de Mobilidade Elétrica decorreram nos dias 11 e 12 de outubro, no ISEP. Esta segunda edição apresentou seis painéis, liderados por especialistas da mobilidade e contou, ainda, com a presença de 22 marcas expositoras.

Desde profissionais da área, a estudantes e docentes, o evento reuniu mais de 350 pessoas numa apresentação e discussão das vantagens da mobilidade elétrica e os desafios que acarreta no âmbito da sustentabilidade, infraestruturas, segurança e tecnologias dos veículos.

“Informar para os desafios decorrentes da mobilidade, nomeadamente no que respeita à sustentabilidade, e atualizar os conhecimentos das novas tecnologias dos veículos” foram, segundo a organização, os principais objetivos destas Jornadas. A organização desta iniciativa junto da comunidade académica é essencial “para sensibilizar e incentivar à inovação, mas, ainda, para contribuir para a adoção de boas práticas para mitigar os problemas associados à mobilidade nas diferentes vertentes (energética, ambiental, económica, mobilidade).”

Para José Rodrigues, vereador dos Transportes e Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos, “estas Jornadas são um importante contributo para a discussão das tecnologias e dos caminhos que temos que seguir para encontrar soluções para a descarbonização da mobilidade, contribuindo para um planeta sustentável e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas a longo prazo”.

A cidade do Porto encontra-se num momento de revolução dos transportes e tenta acompanhar as evoluções tecnológicas para, posteriormente, trabalhar a adaptação dos cidadãos a novos hábitos de mobilidade. Como tal, segundo Manuel Paulo Teixeira, diretor municipal da Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal do Porto, “este evento permitiu juntar o conhecimento técnico ao científico e, assim, levar a uma reflexão genuína de como podemos resolver os problemas de mobilidade do nosso quotidiano. A diversidade de temáticas que constaram no programa permitiu dar uma ideia do estado da arte e uma antecipação das grandes mudanças na mobilidade”.

No segundo dia das Jornadas, sábado, foi inaugurado o Laboratório de Mobilidade Elétrica: PRIO que, segundo Maurício Dias, diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, será “um apoio fundamental na formação dos estudantes do ISEP, nomeadamente para o enriquecimento das teses de licenciaturas e mestrados e, ainda, para os projetos desenvolvidos pelos grupos de investigação”.

No final da manhã, foi realizado um simulacro de uma intervenção de socorro em acidentes com veículos eletrificados com a colaboração de uma equipa dos Bombeiros Voluntários Portuenses e de Nuno Duarte, pertencente à Escola Nacional de Bombeiros. Os participantes puderam, ainda, experimentar os modelos de automóveis eletrificados (híbridos e elétricos) e bicicletas eléctricas que integraram a exposição de viaturas durante o evento.