Outro

CIDADES INTELIGENTES/CIDADES DO FUTURO
24-10-2011

A inovação tecnológica contribui para uma redefinição das vivências quotidianas e das próprias sociedades. No ISEP, trabalha-se diariamente em investigação de ponta que desvenda um futuro que passa por ambientes e equipamentos inteligentes, cooperantes e sustentáveis.

O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) tem desenvolvido projetos de vanguarda que contribuem para desenvolver respostas e soluções que nos aproximam das cidades do futuro. EMMON, SENODs e ENCOURAGE são três exemplos.

O EMbedded MONitoring (EMMON) é um projeto apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo programa estratégico europeu Artemis, que visa desenvolver capacidades de monitorização fina e em tempo-real de largos espaços geográficos. Para tal, este projeto propõe uma rede de sensores embebidos e sem fios (wireless sensor network – WSN), inteligentes, comunicantes, cooperantes e de baixo custo.

Esta rede – cujo protótipo funcional foi já apresentado no ISEP e representa a maior rede de sensores sem fio europeia – permitirá uma monitorização contínua dos espaços pretendidos, sendo capaz de assinalar, processar e transmitir qualquer informação pertinente.

As aplicações futuras são imensas, podendo passar, por exemplo, pela sinalização do percurso de uma ambulância em emergência a todos os condutores que se encontrem no trajeto; a iluminação de uma rua somente à passagem de veículos e peões; ou mesmo a adaptação automática dos sistemas de rega numa exploração vinícola às variações climatéricas.

Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Critical Software, InteSys, AKTING Engineering, Centro de Estudios e Investigaciones Técnicas de Gipuzkoa, Trinity College, Finmeccanica e Aristotle University of Thessaloniki e deverá estar concluído em 2012.

Outro contributo para a imagem de um Portugal criativo, inovador e tecnológico está na Covilhã, onde o recentemente apresentado data centre da Portugal Telecom (PT) inclui conhecimento do CISTER. Projetado para ombrear com os centros mais avançados em termos mundiais, o novíssimo data centre da PT usa tecnologia ISEP para dar resposta aos exigentes requisitos de eficiência e racionalização energética.

Desenvolvida através do projeto Sustainable ENergy-Optimized Datacenters (SENODs), esta tecnologia disponibiliza soluções integradas para ultrapassar desafios computacionais e físicos associados à gestão operacional, consumos energéticos e refrigeração de um data centre de larga escala. A colaboração dos peritos do CISTER estende-se dos sistemas de comunicação ao software e middleware de monitorização ambiental fina.

Este projeto financiado pela FCT e pelo programa CMU-Portugal é desenvolvido juntamente com a Carnegie-Mellon University e a PT, integrando ainda o MIT e a Universidade do Porto. Tem duração prevista até 2013 e contribuirá para reduzir os enormes impactos climáticos da sociedade digital.

Por último, o projeto Embedded iNtelligent COntrols for bUildings with Renewable generAtion and storaGE (ENCOURAGE). Lançado este verão no ISEP, o ENCOURAGE é um projeto europeu que procura alavancar a emergência de edifícios inteligentes. Imagine-se que os prédios de habitação, negócios ou outros, têm tecnologias inteligentes incorporadas, capazes de otimizar automaticamente os consumos energéticos através de fontes renováveis e alimentar uma ligação à rede urbana para exportar eventuais excedentes. Não há desperdícios, a pegada de carbono é reduzida, fatores financeiros e sociais contribuem para a sustentabilidade das famílias, organizações ou comunidades. Além do ISEP, o ENCOURAGE conta com contributos de parceiros académicos e empresariais portugueses, dinamarqueses, espanhóis, italianos e irlandeses e garante que esta realidade está a caminho.

Estes são meramente três exemplos do trabalho de investigadores ISEP, que ajudam a aproximar o presente do futuro. A visão da Engenharia potencia novos horizontes, afirmando a competência nacional. Inovação, tecnologia, inteligência e sustentabilidade são as palavras-chave.

+INFO: CISTER