Outro

ADAPT | NOVO PROJECTO DO GECAD
07-09-2010

O projecto de investigação Adaptive Learning Management System (ADAPT) foi recentemente aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Orçado em 144 mil euros, tem como objectivo a implementação de uma plataforma dinâmica e altamente interactiva de ensino à distância, capaz de captar desempenhos e estilos de aprendizagem, identificar níveis de sucesso e personalizar conteúdos e índices de performance.

Combinando tecnologias web e de inteligência artificial, o projecto parte de guiões supostamente adaptados a conteúdos e estilos de aprendizagem, que consideram exemplos de sucesso prévios, a liberdade de escolha e o registo de opções, avaliações e resultado final, em conjugação com os perfis de aprendizagem para constituir exemplos de sucesso/falha para utilizar/evitar em guiões futuros. Globalmente, o sistema pode ser encarado como um LMS guiado por um sistema tutor inteligente baseado no paradigma Raciocínio Baseado em Casos (RBC) onde poderão intervir mecanismos de adaptação do guião.

A selecção de conteúdos adequados a questões colocadas pelos alunos utilizará, entre outras, técnicas inspiradas no Google. Adaptando "outra justificação intuitiva é que um exemplo terá um alto rank se muitos alunos o tiverem examinado, ou se tiver sido utilizado frequentemente por alunos com sucesso". O sistema disporá ainda de capacidade de síntese online, de soluções adequadas questões do tipo What-if, recorrendo à criatividade oferecida pela computação evolucionária.

Este projecto do GECAD é coordenado por Viriato Marques e envolve ainda investigadores do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

+INFO: Carlos Ramos | GECAD