
4FirHealth - Exposição ocupacional no combate a incêndios e efeitos precoces na saúde das forças operacionais
O 4FirHealth foi recomendado para financiamento na 3ª edição de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Este estudo iniciou-se em março de 2021, e após avaliação mereceu o Parecer favorável da Comissão de Ética da Universidade do Porto (105/CEUP/2020).
O 4FirHealth é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Os incêndios florestais são um importante problema de saúde pública devido à emissão de um número incontável de poluentes particulados e gasosos, alguns dos quais com propriedades potencialmente perigosas para o corpo humano. A exposição contínua às emissões dos incêndios pode afetar a saúde a curto e longo prazo e a qualidade de vida das populações expostas, particularmente dos operacionais de combate a incêndios.
O projeto 4FirHealth pretende responder às seguintes questões:
1) Qual o impacto das emissões dos fogos na saúde dos bombeiros?
2) O que pode feito para promover a segurança e saúde dos bombeiros?
Para dar resposta, o projeto tem como principais objetivos:
i) avaliar a exposição ocupacional dos bombeiros a poluentes relevantes para a saúde, libertados durante os incêndios;
ii) determinar os riscos precoces para a sua saúde após a participação ativa nas atividades de combate a incêndios;
iii) propor limites de exposição ocupacional para as forças de combate a incêndios;
iv) apresentar medidas preventivas e uma lista de recomendações e boas práticas que promovam a saúde e a segurança dos bombeiros.
Este projeto contempla a participação de bombeiros de diferentes corporações da área metropolitana do Porto em articulação com agentes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). O 4FirHealth conta ainda com a colaboração de investigadores australianos – Queensland Alliance for Environmental Health Sciences, University of Queensland, na qualidade de consultores.

Corporação de Bombeiros Voluntários da Trofa
Corporação de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso
Corporação de Bombeiros Voluntários Tirsenses
Corporação de Bombeiros Voluntários de Baião
Corporação de Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses
Corporação de Bombeiros Voluntários de Cete
Corporação de Bombeiros Voluntários de Felgueiras
Corporação de Bombeiros Voluntários de Amarante
Corporação de Bombeiros Voluntários de Penafiel
Corporação de Bombeiros Voluntários de Freamunde
Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto
Bombeiros Sapadores e Proteção Civil de Vila Nova de Gaia
Bombeiros Voluntários de Coimbrões
Bombeiros Voluntários de Leixões
Bombeiros Voluntários de Matosinhos – Leça
Bombeiros Voluntários de Moreira Maia
Bombeiros Voluntários Portuenses
Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim
Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta
Bombeiros Voluntários de Vila do Conde
A participação neste estudo é totalmente voluntária pelo que cada participante pode retirar-se do mesmo, a qualquer altura, informando a equipa de investigação do seu interesse em cancelar a sua participação, sem que tal opção tenha quaisquer consequências para o próprio.
A cada bombeiro será solicitado:
i) Ler e assinar o consentimento informado, livre e esclarecido;
ii) Preencher o Questionário A - Caracterização geral do participante e o Questionário B - Evento de participação no combate ao fogo sempre que forem recolhidas amostras após a participação em atividades de combate a fogos;
iii) Aceitar e colaborar com a recolha de amostras de ar respirável em espaços comuns do corpo de bombeiros e durante as atividades de combate a fogos, em coordenação com o corpo de comando das operações;
iv) Recolher amostras de limpeza de pele nas principais zonas de contacto pele – equipamento de proteção individual, saliva e urina antes e após a participação em atividades de combate ao fogo.
Um código alfanumérico será atribuído a cada participante aquando do preenchimento do Questionário A. Todas as amostras recolhidas pelo participante serão codificadas e armazenadas, garantindo sempre a não identificação do individuo. Todos os dados recolhidos durante este estudo serão mantidos no maior sigilo e confidencialidade, sendo apenas utilizados para fins de investigação e estatísticos pelos membros envolvidos neste estudo.
Carcinogenicidade da Exposição Ocupacional como Bombeiro
A exposição ocupacional como bombeiro é complexa e inclui uma variedade de atividades, incluindo o combate aos incêndios. A ocupação do bombeiro inclui o contacto próximo com produtos de combustão, emissões de gases e partículas libertadas pelos gases de escape, materiais de construção, amianto, químicos, trabalho por turnos e radiação ultravioleta.
Recentemente a Agência Internacional de Investigação para o Cancro classificou a exposição ocupacional como Bombeiro como cancerígena para o Homem (Grupo 1). Há evidência científica “suficiente” para o desenvolvimento de mesotelioma e de cancro da bexiga em bombeiros. A evidência científica é limitada para o desenvolvimento de cancro do colon, próstata e testículos, melanoma e linfoma não Hodgkin em bombeiros.
A última revisão bibliográfica revelou a existência de evidência mecanística forte de que a exposição ocupacional como bombeiro apresenta as seguintes características principais de cancerígenos em bombeiros expostos: “é genotóxico”, “induz alterações epigenéticas”, “induz stress oxidativo”, “induz inflamação crônica”, e “modula os efeitos mediados por receptores”.
A avaliação para Exposição Ocupacional como Bombeiro (Grupo 1) deve presumir-se que se aplica a todos os bombeiros (incluindo voluntários) e tanto para homens como para mulheres.
Fevereiro 2022 – Reportagem RTP3
A 13 de fevereiro de 2022 foi exibida uma reportagem no canal RTP3, programa Tech 3. A reportagem visou a divulgação de projetos de investigação desenvolvidos no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto - Grupo de Reação e Análises Químicas no âmbito da temática Fogos Florestais. O projeto 4FirHealth participou nesta atividade, com a apresentação do projeto e uma entrevista ao Comandante João Pedro Goulart do Corpo de Bombeiros Voluntários da Trofa.
Veja a reportagem aqui.
Janeiro 2022 – Acompanhamento de um fogo controlado
Em janeiro de 2022, investigadores do projeto 4FirHealth acompanharam os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses durante duas atividades de fogo controlado, na Serra da Aboboreira, Porto. Nesta atividade, os bombeiros participantes foram monitorizados antes e após o combate ao fogo.
Veja o vídeo aqui.
Novembro 2021 – Notícia no Suplemento Semanário Sol
Na edição nº 14 do Suplemento Perspetiva Atual do Semanário SOL, foi publicada uma notícia de divulgação do Projeto 4FirHealth tendo sido abordados os principais objetivos do projeto.
Setembro 2021 – Participação no evento Science Castle
No dia 24 de setembro de 2021, o projeto 4FirHealth participou na Noite Europeia dos Investigadores com o tema “Fogos florestais e impacto na saúde dos bombeiros e população exposta”. Esta atividade de divulgação de ciência teve como principal objetivo divulgar o projeto e contribuir para consciencializar a população civil para a temática dos fogos florestais e riscos para a saúde. Agentes da Força Especial da Proteção Civil colaboraram nesta iniciativa com a divulgação de tecnologias existentes no combate e prevenção de fogos florestais.
Março 2021 – Início do projeto
Em março de 2021, foi oficializado o arranque do projeto 4FirHealth após obtenção da autorização para a execução do projeto pela Comissão de Ética da Universidade do Porto. Foi iniciada a seleção dos Corpos de Bombeiros da área Metropolitana do Porto, em colaboração com agentes do comando nacional e distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Gabriel Sousa, Agostinho Almeida, Cristina Delerue-Matos, Xianyu Wang, Francisca Rodrigues, Marta Oliveira, Characterization of metal content in the saliva of firefighters: a preliminary study, In: P.M. Arezes, R.B. Melo, P. Carneiro, J.C. Branco, A. Colim, N. Costa, S. Costa, J. Duarte, J.C. Guedes, G. Perestrelo, J.S. Baptista (eds.), Occupational and Environmental Safety and Health V, Series: Studies in Systems, Decision and Control (SSDC, volume 492), Cham, Suiça: Springer Nature Switzerland, 2023, in press.ISBN: 978-3-031-38276-5 (Print) | 978-3-031-38277-2 (eBook)
Bela Barros, Ana Margarida Paiva, Marta Oliveira, Simone Morais, Cardiorespiratory symptoms and disease among firefighters, In: P.M. Arezes, R.B. Melo, P. Carneiro, J.C. Branco, A. Colim, N. Costa, S. Costa, J. Duarte, J.C. Guedes, G. Perestrelo, J.S. Baptista (eds.), Occupational and Environmental Safety and Health V, Series: Studies in Systems, Decision and Control (SSDC, volume 492), Cham, Suiça: Springer Nature Switzerland, 2023, in press.ISBN: 978-3-031-38276-5 (Print) | 978-3-031-38277-2 (eBook)
Gabriel Sousa, Cristina Delerue-Matos, Xianyu Wang, Francisca Rodrigues, Marta Oliveira, Potential of Saliva for Biomonitoring of Occupational Exposure: Collection of Evidence from the Literature, In: P.M. Arezes, J.S. Baptista, R.B. Melo, J.C. Branco, P. Carneiro, A. Colim, N. Costa, S. Costa, J. Duarte, J.C. Guedes, G. Perestrelo (eds.), Occupational and Environmental Safety and Health IV, Series: Studies in Systems, Decision and Control (SSDC, volume 449), Cham, Suiça: Springer Nature Switzerland, 2023, pp. 587-598. ISBN: 978-3-031-12546-1 (Print) | 978-3-031-12547-8 (eBook)
B. Barros, M. Oliveira, S. Morais, Contaminação do equipamento de proteção individual do bombeiro e exposição por via dérmica, Workshop – Exposição ocupacional no combate a incêndios e riscos associados para a saúde dos bombeiros, 27 de maio de 2022 (Porto, Portugal).
Bela Barros, Marta Oliveira, Simone Morais, Insight into the potential of urinary biomarkers of oxidative stress for firefighters’ health surveillance, SHO2021 - International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, 17 a 19 de novembro de 2021 (online).
M. Oliveira, C. Delerue-Matos, A. Fernandes, M.C. Pereira, J.P. Teixeira, S. Morais, Biomonitoring of Portuguese firefighters: Levels of exposure to polycyclic aromatic hydrocarbons and potential health risks, The International Conference on Future of Preventive Medicine and Public Health, 21 e 22 de junho de 2021 (online).
Marta Oliveira
REQUIMTE/LAQV - Instituto Superior de Engenharia do Porto, Instituto Politécnico do Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida 431, 4200-072 Porto
e-mail: marta.oliveira@graq.isep.ipp.pt
Francisca Rodrigues
REQUIMTE/LAQV - Instituto Superior de Engenharia do Porto, Instituto Politécnico do Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida 431, 4200-072 Porto
e-mail: francisca.rodrigues@graq.isep.ipp.pt
Bruno Sarmento
IINFACTS, Instituto Universitário de Ciências da Saúde - Gandra
Rua Central de Gandra 1317, 4585-116 Gandra
e-mail: bruno.sarmento@ineb.up.pt