A participação neste estudo é totalmente voluntária pelo que cada participante pode retirar-se do mesmo, a qualquer altura, informando a equipa de investigação do seu interesse em cancelar a sua participação, sem que tal opção tenha quaisquer consequências para o próprio.
A cada bombeiro será solicitado:
i) Ler e assinar o consentimento informado, livre e esclarecido;
ii) Preencher o Questionário A - Caracterização geral do participante e o Questionário B - Evento de participação no combate ao fogo sempre que forem recolhidas amostras após a participação em atividades de combate a fogos;
iii) Aceitar e colaborar com a recolha de amostras de ar respirável em espaços comuns do corpo de bombeiros e durante as atividades de combate a fogos, em coordenação com o corpo de comando das operações;
iv) Recolher amostras de limpeza de pele nas principais zonas de contacto pele – equipamento de proteção individual, saliva e urina antes e após a participação em atividades de combate ao fogo.
Um código alfanumérico será atribuído a cada participante aquando do preenchimento do Questionário A. Todas as amostras recolhidas pelo participante serão codificadas e armazenadas, garantindo sempre a não identificação do individuo. Todos os dados recolhidos durante este estudo serão mantidos no maior sigilo e confidencialidade, sendo apenas utilizados para fins de investigação e estatísticos pelos membros envolvidos neste estudo.
Este estudo iniciou-se em março de 2021, e após avaliação mereceu o Parecer favorável da Comissão de Ética da Universidade do Porto (105/CEUP/2020).