No dia 2 de setembro de 2020, a OutSystems e o ISEP assinaram um protocolo de cooperação, com o intuito de oficializar a estreita colaboração existente entre as duas entidades, desde o ano de 2018. Este protocolo tem como principal objetivo beneficiar a experiência académica dos estudantes do ISEP e promover o contacto destes com o mundo empresarial, através de um diverso leque de atividades, tais como: mentoria, aquisição de novas competências tecnológicas, estágios, contacto com empresas de referência, entre outras.
A OutSystems — empresa líder de mercado no desenvolvimento rápido de aplicações — tem colaborado com o Departamento de Matemática (DMA) e com o Departamento de Organização e Gestão (DOG), em diversas disciplinas, destacando-se a disciplina de Laboratórios de Sistemas 2 (LSIS2), da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e, mais recentemente, a disciplina de Engenharia e Gestão em Serviços (ENGES), do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.
A possibilidade de realizar atividades de mentoria em sala de aula, incluindo parceiros da OutSystems – nomeadamente, a Do iT Lean e AB Consulting — tem sido uma enorme mais-valia, com resultados visíveis na preparação dos estudantes. Susana Nicola, docente do ISEP, destaca que: «a mentoria das empresas é fundamental para transmitir aos estudantes uma visão do contexto laboral e de negócio. Isto permite a validação de ideias, a transmissão de novos conceitos, assim como confere uma perspetiva real do mercado de trabalho. Na prática, este contacto com as empresas parceiras é fundamental para transmitir aos estudantes, ainda em formação, a experiência de engenheiros e gestores altamente qualificados.»
Como forma de capacitar os estudantes para a ligação com o mundo empresarial, é feita a introdução da tecnologia inovadora low-code. Atualmente, cerca de 20% dos estudantes recém-licenciados da Licenciatura em Engenharia de Sistemas escolhem esta tecnologia para estágio, estando a trabalhar em diversas empresas com esta tecnologia. Alberto Pereira, docente do DOG, explica que a introdução da low-code aos estudantes é um fator fundamental no seu processo de aprendizagem, assim como é uma competência muito útil para futuros contextos de trabalho. O docente explica que «após a definição e validação de uma ideia de negócio ou projeto, os estudantes deverão fazer um protótipo que demonstre quais os conceitos subjacentes a essa mesma ideia. Por estar ainda numa fase embrionária, esta vai sofrendo várias alterações e evolui com base em técnicas aplicadas pelos estudantes e na mentoria das empresas parceiras.» Acrescenta ainda que «a grande vantagem é que a tecnologia low-code, permite aos estudantes desenvolverem aplicações rapidamente e testarem alterações e evoluções de forma muito ágil. Assim, podem demonstrar e aplicar os conhecimentos num formato muito mais rápido e eficaz, aumentando a sua capacidade de aprendizagem e tornando o seu protótipo mais desenvolvido e demonstrável num curto período.»
Assim, são muitos os benefícios da introdução de OutSystems no currículo dos estudantes, sendo uma valência essencial no mercado de trabalho, pois ensina a produzir software num tempo muito mais reduzido do que aquele que é requerido através dos métodos tradicionais de programação. Ricardo Araújo, diretor da comunidade global da OutSystems, reforça que a parceria com o ISEP permite criar competências digitais num mercado de talentos muito promissor. «Temos obtido resultados muito interessantes, que permitem mostrar a outras universidades e empresas as mais-valias de trabalhar com uma tecnologia inovadora. Por outro lado, a ligação com o mercado de trabalho faz com que seja muito mais atrativo para os estudantes trabalharem com este tipo de tecnologia e com os nossos parceiros nesta comunidade», conclui o diretor Ricardo Araújo.
No âmbito deste protocolo, a OutSystems disponibiliza, ainda, um conjunto de recursos para os estudantes de forma gratuita, tais como: o seu software, o acesso à comunidade, o acesso aos exames de certificação e a organização de workshops para a comunidade académica, garantindo aos estudantes o desenvolvimento das competências digitais e o acessso a empregabilidade qualificada.