Estudar

Estudantes do ISEP participaram no Demo Day do LAPASSION em Manaus
20-05-2020

No dia 8 de maio, finalizou a edição dos projetos para alunos do Projeto internacional LaPassion (Latin-America Practices and Soft Skills for na Innovation Oriented Network), em Manaus (estado do Amazonas), com a apresentação de soluções para os desafios propostos aos estudantes participantes.

O Lapassion teve início em março deste ano e teve como tema “Tecnologias socioambientais para a sustentabilidade da Amazónia”. O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) foi a instituição anfitriã da iniciativa, sendo esta coordenada pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP).
Neste âmbito, após dois meses de reuniões, estudantes de diversos países da Europa e América do Sul apresentaram as suas soluções para a sustentabilidade da Amazónia.

Devido à pandemia da Covid-19, as ideias foram apresentadas por videoconferência com a participação de professores, alunos e parceiros do projeto Lapassion. Ao todo foram apresentadas seis soluções que envolveram bicicletas sustentáveis, acesso à água potável, estação de recolha de lixo, identidades visuais mais atrativas para o cenário local e uma aplicação de partilha de desafios sustentáveis entre comunidades. As ideias partiram de desafios propostos por empresas e instituições.

Nesta iniciativa participaram dois alunos do ISEP: Carolina Araújo, estudante do Mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica e Vítor Nogueira, estudante da Licenciatura em Biorrecursos.

Carolina Araújo considera que o projeto LaPassion foi a melhor opção que tomou durante o seu percurso académico. “Foi uma experiência muito positiva que me ajudou a crescer tanto a nível profissional como a nível pessoal”, revelou a estudante. Carolina refere que no início do programa os participantes foram divididos em 6 grupos com 5 alunos e a cada grupo foi atribuído um projeto. A equipa onde a estudante esteve integrada desenvolveu uma aplicação de partilha de desafios sustentáveis entre comunidades, tendo sido elaborado em conjunto com a Fundação Amazonas Sustentável. “No caso do meu grupo, o nosso tema foi ‘Apps/Ferramentas de compartilhamento de conhecimento nas escolas dos Centros de Conservação e Sustentabilidade’. Fomos acompanhados por uma empresa que trabalha nesta área e elaborámos uma Aplicação que responde a alguns dos problemas destas escolas”. Relativamente ao principal objetivo do projeto, Carolina destaca que este é “a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de comunidades interiores do Amazonas. Todos os grupos trabalharam para melhorar as condições de vida destas pessoas e da Amazónia e todos tiveram resultados muito promissores”.

Vítor Nogueira considera que a participação no LaPassion foi uma mais-valia no seu percurso pessoal e profissional. “Pude aprender muito, conhecer pessoas incríveis e conhecer melhor uma região que sempre tive como sonho, a região amazónica”, conta o estudante de Biorrecursos. A sua equipa teve como desafio o desenvolvimento de uma bicicleta sustentável, em conjunto com o maior fabricante de bicicletas do Brasil, a CALOI. O tema subjacente a todo o projeto foram os Bioplásticos. Vítor explica que, “na prática, a utilização, à grande escala, destes bioplásticos diminuiria a dependência das indústrias transformadoras de matéria-prima não renovável, como o petróleo, contribuindo diretamente para o combate às mudanças climáticas, incentivando também o desenvolvimento rural”. Acrescenta ainda: “acredito no enorme potencial deste projeto, “principalmente no Brasil, devido à natureza dos materiais que propomos, que são produzidos a partir da cana-de-açúcar”.

Relativamente ao impacto da sua participação no projeto LaPassion, ambos os estudantes fazem um balanço muito positivo desta experiência, reforçando a melhoria das suas “soft skills”, a capacidade de falar em público, o trabalho em equipa ou a utilização da língua inglesa.