Outro

GILT APRESENTA TIME MESH NA MADEIRA
04-07-2011

O GILT (Graphics, Interaction and Learning Technologies) apresentou o jogo on-line Time Mesh na ilha da Madeira. O jogo resulta do projecto europeu SELEAG, liderado pelo grupo de I&D do ISEP e financiado pela Comissão Europeia.

O videojogo apresentado incide em três momentos da História Europeia: Descobertas Marítimas, Revolução Industrial e II Guerra Mundial e inclui marcos como o da descoberta da ilha da Madeira. Mais do que um videojogo on-line, o produto visa fins educativos, em linha com os objectivos do SELEAG (Serious Learning Games).

O SELEAG parte do interesse dos jovens em idade escolar por videojogos – dada a sua natureza desafiante, mas também pelas interacções sociais que geram (especialmente jogos baseados na web) – para desenvolver jogos sérios (serious games) com fins educativos.

O objectivo é usar os jogos para uma aprendizagem multidisciplinar (história, geografia, economia, etc.) ao promover diversos conceitos e noções de história, cultura e fenómenos sociais, além da identidade europeia. Para este efeito, o jogo apresentado aproveita uma plataforma online extensível, multi-língua, multi-jogador, colaborativa e social, para a partilha e aquisição de conhecimento da história das regiões da Europa. Aos alunos/jogadores cabe assumir papéis de personagens que tiveram posições relevantes nas diversas evoluções e cenários.

O SELEAG é um projecto liderado pelo ISEP, através do GILT, e que inclui como parceiros a Escola da Associação para o Ensino Livre (Portugal), Katholieke Hogeschool St. Lieven (Bélgica), Universidad de Zaragoza (Espanha), Tallin University (Estónia), University of Central Lancashire (Reino Unido) e University of Ljubljana (Eslovénia).

Este projecto é financiado pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da União Europeia, com um orçamento global de 400 mil euros.

+INFO: Carlos Vaz de CarvalhoGILT | SELEAG