Pós-graduação em Cálculo Assistido de Estruturas: 100 horas / 13 semanas letivas (10 unidades ECTS)
Com o advento dos meios de cálculo computacional, os modelos numéricos baseados no Método dos Elementos Finitos assumiram uma posição de relevo no que concerne à análise do comportamento de estruturas. O seu pleno domínio é hoje uma exigência para a generalidade dos projetistas de estruturas.
A Pós-Graduação em Cálculo Assistido de Estruturas tem por objetivo principal complementar a formação de base dos diplomados em Engenharia Civil ao nível da modelação numérica do comportamento estrutural, familiarizando os com as mais atuais ferramentas de cálculo de estruturas de betão e metálicas.
No final da Pós-Graduação os formandos terão adquirido competências para compreender a formulação do Método dos Elementos Finitos, para utilizar um programa comercial de cálculo automático de estruturas e para desenvolver e interpretar modelos de diferentes complexidades.
Duração da ação e tópicos por unidade curricular
Esta ação de formação está organizada em seis unidades curriculares (UC), num total de 100 horas de contacto, e decorrerá entre 13 de março e 19 de junho.
Inicia-se com Fundamentos da Análise Estrutural (16h) que tem como principal enfoque o Método dos Elementos Finitos aplicado às Estruturas de Engenharia Civil
Prossegue com Introdução ao Cálculo Automático de Estruturas (10h) que é uma UC introdutória cujo principal objetivo é nivelar o domínio de um software no que diz respeito ao cálculo de estruturas com recurso a elementos finitos.
Em Modelação Numérica de Estruturas (20h), abordam-se os principais aspetos relacionados com a modelação do comportamento das estruturas com vista à conceção, análise e dimensionamento de estruturas de diferente complexidade.
Em Fundamentos de Dinâmica e Engenharia Sísmica (14h), é feita uma revisão dos conceitos base da dinâmica das estruturas e respetivos modelos matemáticos associados, assim como uma súmula dos principais conceitos de Engenharia Sísmica aplicáveis ao projeto de edifícios.
O curso prossegue com duas UC com forte cariz aplicacional, uma dedicada às estruturas metálicas (20h) e outra às estruturas de betão (20h), onde, em sequência, são exploradas as funcionalidades do software associadas ao dimensionamento de cada um destes tipos de estruturas.
No âmbito de cada UC são colocadas questões e proposta a apresentação e a discussão de casos de estudo, a desenvolver pelos formandos com autonomia, fora da componente letiva.
Horário
Pós-laboral: segunda e quinta-feira, 18:00-20:00 e 20:40-22:40.