As organizações dependem, cada vez mais, do valor e eficiência que se pode retirar das tecnologias disponíveis e, consequentemente, do tratamento de dados gerados. Permite suportar a tomada de decisão ao nível estratégico, operacional e tático no suporte e na gestão dos processos e operações.
Há uma grande necessidade de formar profissionais capazes de retirar valor do uso eficiente das tecnologias em contexto real de engenharia e gestão industrial e dos dados gerados operacionalmente. Aos grandes desafios da crescente digitalização, acresce a necessidade de conhecimento nas áreas relacionadas com a recolha e tratamento massivo de dados.
A Engenharia Industrial e Transformação Digital é uma área relativamente nova no paradigma da Indústria 4.0 que integra princípios, métodos e ferramentas da ciência, tecnologia e da engenharia para analisar e resolver problemas de integração industrial com o setor transacional e mercados digitais, visando a sua integração, otimização na tomada de decisão, digitalização da informação, bem como a automatização/robotização de processos, numa perspetiva de valor acrescentado e sustentabilidade de negócio, social e económico.
Este curso tem como um dos grandes objetivos uma oferta na formação de competências para alavancar a transformação digital, estimulando as competências empresariais e digitais de quadros superiores das organizações, desenvolvendo o projeto suportado em casos reais e em cocriação com as empresas fornecedoras dos mesmos.
Porque escolher esta pós-graduação?
- Corpo docente constituído por Professores Doutorados e Especialistas com grande experiência;
- Dada a sua transversalidade, esta especialização constitui um complemento profissional relevante para a empregabilidade e progressão na carreira dos diplomados;
- A habitual diversidade de formações de base e de atividades profissionais dos estudantes proporcionam um ambiente em sala de aula enriquecedor e favorável ao estabelecimento de redes de contactos profissionais;
- A aprendizagem é estimulada através de uma forte componente prática com projeto de cocriação dados por empresas;
- Utilização de pedagogias inovadoras com metodologias do Design Thinking;
- Confere 6 a 12 ECTS para a frequência do Mestrado em Engenharia Mecânica ou no mestrado de Engenharia e Gestão Industrial do Departamento de Engenharia Mecânica.
164 horas / 1 semestre
30 ECTS
Horário pós-laboral
Sextas-feiras, 18:30-23:00
Sábados, 9:00-13:00
Destinatários:
Graduados em Engenharia Mecânica, Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática ou áreas afins por estabelecimentos de Ensino Superior.
Vagas: 20
EDITAL do Concurso Consulte aqui o MAPA de VAGAS para a 2.ª FASE do Concurso
1.ª Fase de Candidaturas: 25 de junho a 9 de julho de 2024
2.ª Fase de Candidaturas: 26 de agosto a 4 de setembro de 2024
(A segunda fase abre mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)
Propinas:
2000 euros (2024/2025)
Estudantes inscritos na rede Alumni ISEP têm um desconto de 10%
|
Contactos:
Coordenadora de curso: |