A metodologia Building Information Modelling (BIM) tem assumido, nos últimos anos, uma importância crescente no setor da Engenharia, Arquitetura e Construção. Esta metodologia inovadora tem vindo a ser implementada pelo setor público e privado, em muitos países, e é vista como uma resposta aos atuais desafios governamentais para estimular a economia e a competitividade na indústria da construção, assente numa estratégia de gestão eficiente e sustentável de recursos.
Em que consiste o BIM?
- Surge na indústria da construção como uma solução de modernização e reestruturação tecnológica.
- É uma tecnologia 3D assente em modelos virtuais do edifício capazes de incorporar toda a informação gerada ao longo do seu ciclo de vida, permitindo a sua organização, gestão, acesso e utilização.
- Constitui uma metodologia de trabalho colaborativa, que permite a implementação de processos de forma ágil, sendo capaz de valorizar o volume de informação gerado na indústria da construção.
Desafios inerentes ao BIM:
- Estruturação de sistemas de classificação;
- Levantamento e mapeamento de processos;
- Criação de bibliotecas de objetos e suas propriedades;
- Apoio à implementação de metodologias BIM;
- Integração de sistemas de gestão de ativos;
- Integração de sistemas de monitorização;
- Simulação de cenários recorrendo a realidade virtual e aumentada, entre outros.
Diversos países, sobretudo europeus, assumiram uma estratégia de modernização, tanto através da implementação generalizada e obrigatória do BIM, como através do desenvolvimento de planos estratégicos mais abrangentes de digitalização da indústria. Assim, é inequívoca a demonstração de interesse pela mudança e por uma necessidade de preparar a indústria para uma nova realidade.
Objetivos da Pós-Graduação:
- Disponibilizar um ciclo formativo/educativo em BIM, de um modo estruturado e suficientemente abrangente, de modo a garantir a oferta de profissionais BIM ao mercado, quer de génese quer por reconversão.
- Garantir uma aprendizagem especializada, direcionada para um perfil de Coordenador BIM, assente em sinergias estabelecidas entre instituições de ensino, entidades públicas e empresas do setor privado na área da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).
- Fornecer uma oferta formativa aos profissionais do setor AEC com uma forte componente de digitalização, inovação e tecnologia, assente no paradigma BIM, que se perspetiva ser o ambiente de trabalho no futuro.
- Contribuir para a formação de profissionais BIM, e no futuro a sua possível certificação, a um nível de Coordenação em BIM que ultrapassa a oferta formativa existente no mercado que está sobretudo direcionada para a modelação paramétrica nas várias especialidades.
- Apoiar a indústria portuguesa do setor AEC na formação de profissionais BIM e deste modo contribuir para que se torne mais competitiva neste novo paradigma internacional.
- Garantir uma aprendizagem baseada no conceito OpenBIM que valoriza a operação de diferentes ferramentas comerciais e não comerciais por especialidade e que constitui uma mais valia na integração dos profissionais BIM no mercado.
1 semestre / 20 semanas letivas
30 unidades ETCS
Horário Pós-laboral
quarta e sexta-feira, 18:30-21:30
sábado, 9:30-12:30 e 14:00-17:00
Saídas profissionais:
Coordenador BIM em empresas do setor da Engenharia, Arquitetura e Construção.
Empresas:
BIM Academy (Barcelona, Espanha); ACADBIM (Aveiro, Portugal); ndBIM (VN Famalicão, Portugal); VN2R (Porto, Portugal); Foster + Partners (Londres, Reino Unido); PSPV (Porto, Portugal); Archibus (Boston, EUA); INFOR (Porto, Portugal); A400 | Projetistas e Consultores de Engenharia (Porto, Portugal); BIMMS (Porto, Portugal); PBIMIS (Porto, Portugal).
Instituições de Ensino:
Destinatários:
O curso destina-se a diplomados e profissionais nas áreas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Design, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica e áreas afins.
Vagas: 26
EDITAL do Concurso Consulte aqui o MAPA de VAGAS para a 2.ª FASE do Concurso
1.ª Fase de Candidaturas: 25 de junho a 9 de julho de 2024
2.ª Fase de Candidaturas: 26 de agosto a 4 de setembro de 2024 (sem vagas disponíveis.)
(A segunda fase abre mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)
Propinas:
1750 euros (2024/2025)
Estudantes inscritos na rede Alumni ISEP têm um desconto de 10%
Candidaturas encerradas. Para mais informações, contacte-nos:
|
Rui Campos (consultar linkedin) Partner & Project Manager na LECMA "A primeira edição da PGBIM foi lecionada com elevada competência e excelente coordenação. Foi um desafio exigente, mas muito gratificante. Todos os docentes e alunos criaram um espirito de interajuda, união e amizade, comprometidos com o sucesso final do grupo. Com este curso, expandi os meus conhecimentos no âmbito do BIM e adquiri um conjunto alargado, atualizado e equilibrado de ferramentas e competências para o desempenho da Coordenação BIM. Recomendo a todos que queiram evoluir e participar na mudança BIM." |
Raquel Matos (consultar linkedin) Estudante de doutoramento - Universidade de Aveiro (Departamento de Engenharia Civil) "O carácter diferenciador e inovador deste curso evidencia-se na abordagem da metodologia BIM na vertente da coordenação de todas as especialidades durante todo o ciclo de vida do edifício. A PGBIM tem uma forte componente prática, que me permitiu aprofundar os conhecimentos, sempre com o acompanhamento de excelentes professores e profissionais do setor e que dão todas as orientações para aplicar os conteúdos de forma pragmática, objetiva e direcionada para o mercado da construção. O âmbito do meu doutoramente é muito relacionado com a gestão da operação e da manutenção sustentável do edificado existente, pelo que este curso foi uma mais valia, pois, além de me transmitir conhecimento sobre a coordenação BIM, permitiu-me aprofundar os conhecimentos nas áreas da sustentabilidade na construção e da gestão da manutenção com o recurso às ferramentas BIM. Forneceu-me um conjunto de conhecimentos que me permite ter uma melhor capacidade de resolução de problemas na área da metodologia BIM e garantiu-me uma nova e diferenciadora competência para o mercado da construção." |
Vasco Maia e Castro (consultar linkedin)
Arquiteto/Coordenador BIM na A400 Projetistas e Consultores de Engenharia
"O que mais me fascina na disciplina BIM é a interoperabilidade entre os vários intervenientes de projeto e a forma de conseguimos arranjar caminhos que criem um sistema sinérgico onde todos possamos trabalhar de forma livre e conectada. Esta pós-graduação veio atacar estes processos de coordenação em várias frentes, seja pela normalização e regulamentação, plano de execução BIM, ciclo de vida de um edifício, ou pela prática da deteção de incompatibilidades, na qual me especializei, entretanto, na empresa que integrei após ter terminado o curso.
Sem dúvida que recomendo o ISEP e a presente pós-graduação com a certeza de que terá o impacto desejado, pelo conhecimento que transmite, pelo corpo docente altamente qualificado com capacidade de tornar as aulas num verdadeiro laboratório de conhecimento, e, essencialmente, pela abertura de horizontes que proporciona."
Contactos:
Coordenador de curso: |