
Os conversores eletrónicos de potência são, desde há muitos anos, utilizados no setor industrial, residencial e dos transportes. São aplicados em fontes de alimentação de equipamentos, em transporte de energia em alta tensão CC, em variadores de velocidade de motores em equipamentos industriais e na tração ferroviária.
A este conjunto vieram juntar-se novas aplicações que recorrem massivamente aos conversores eletrónicos de potência, tornando este tipo de dispositivos omnipresentes em qualquer aparelho eletrónico. São exemplos disso as energias renováveis, nomeadamente a eólica e a fotovoltaica, assim como a nova realidade da mobilidade elétrica, onde, para além dos automóveis elétricos e híbridos, há ainda a considerar os autocarros, os veículos de mercadorias e as bicicletas.
Muitos setores de atividade estão numa fase rápida de hibridização ou migração para elétrico e surgem uma série de novos sistemas e equipamentos elétricos suportados pela eletrónica de potência.
Como tal, toda esta nova dinâmica de mercado, suportada por sistemas e equipamentos que recorrem massivamente à eletrónica de potência, necessita de mão de obra especializada.
Porquê escolher esta pós-graduação?
- O curso foca uma área em expansão no mercado de trabalho com necessidade de profissionais qualificados;
- Proporciona aos candidatos conhecimentos específicos sobre Sistemas maioritariamente controlados por Conversores Eletrónicos de Potência;
- O ensino é focado nos conversores, sensores e controlo, considerando a aplicação a que se destinam;
- Tem uma forte componente prática e conta com a participação de especialistas externos reconhecidos na área.
14 semanas letivas / 15 horas por semana
30 unidades ECTS
Horário Pós-Laboral
quintas e sextas-feiras, 18:10-23:30
sábados, 8:30-13:30
Registo Legal
Empresas: AddVolt e Omnirapid.
Destinatários:
Os candidatos à frequência do curso devem possuir um Bacharelato, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecatrónica ou similar, por estabelecimentos de Ensino Superior nacionais ou estrangeiros. Podem ser considerados candidatos de outras áreas científicas desde que possuam experiência profissional ou académica relevante na área da Engenharia Eletrotécnica.
Vagas: 15
Propinas:
1250 euros
Estudantes inscritos na rede Alumni ISEP têm um desconto de 10%
Candidaturas encerradas. Para mais informações, contacte-nos:
|
Contactos:
Coordenador de curso: |