As inovações da Engenharia Eletrotécnica potenciaram a 4.ª Revolução Industrial (Indústria 4.0), responsável pelas principais inovações tecnológicas nas áreas da automação, controle e tecnologias da informação, visando a melhoria dos processos de fabrico.
Daqui resultou o conceito de "fábricas inteligentes" em que máquinas, sistemas e colaboradores se interligam de forma autónoma, fiável e segura para garantir um maior desempenho e um menor custo. A massificação da robótica, a Internet das Coisas e Inteligência Artificial estão já a potenciar a próxima revolução Indústria 5.0.
O curso em Automação, Robótica e Controlo Industrial pretende formar profissionais que, de forma autónoma ou em equipa, sejam capazes de conceber, programar, planear e coordenar atividades de produção, equipamentos e pessoas.
A formação incide sobre sistemas automatizados, células de fabrico robotizadas, sistemas de controlo de processos industriais centralizados e assistidos por computador, tendo em vista a otimização da quantidade e qualidade da produção.
Porquê escolher este curso?
- Forma profissionais para colmatar a falta de quadros intermédios qualificados capazes de dar resposta na instalação, programação, manutenção e otimização de sistemas de automação, robótica, instrumentação e controlo industrial de processos;
- Forte componente prática graças à componente laboratorial das aulas e realização de um estágio curricular;
- Dota os formandos de conhecimentos fulcrais para contribuir para uma redução de custos na indústria, aumento da produtividade e eficiência na produção, garantindo critérios de qualidade, controle e segurança na produção.
120 unidades ECTS
4 semestres letivos
O curso é lecionado em Santo Tirso, no Centro de Aprendizagem Técnico Superior Profissional de Santo Tirso, que agrega instalações da Escola Secundária de Tomaz Pelayo, do Centro de Empresas e Inovação na Fábrica de Santo Thyrso e do ISEP, em horário diurno.
Em Vale de Cambra, o curso é lecionado na FORESP – Associação para a Formação e Especialização Tecnológica.
Em Arouca, o curso é lecionado no Agrupamento de Escolas de Arouca, em horário pós-laboral.
Registo Legal
Saídas profissionais:
Funções de técnico superior em diversas áreas como Eletrónica, Automação, Energia, Programação, Controlo e Instrumentação:
- Técnico de Automação
- Técnico de Automação Industrial e Robótica
- Técnico de Eletrónica e Automação
- Técnico de Processo
- Técnico Industrial
Destinatários:
- Titulares de um curso de Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional de Nível 4 ou de habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET);
- Titulares de um grau de Ensino Superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- Aprovados nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos.
Candidaturas (2024/2025)
1.ª Fase: 22 julho a 23 agosto 2024
2.ª Fase: 23 a 27 setembro 2024
Local de Formação e Vagas (1ª Fase): Santo Tirso: 20 | Arouca: 20
O Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – Edição 2024/2025 está disponível em Documentos na página de candidaturas
Propinas (2024/25):
- Estudantes nacionais e equiparados: 495€/ano
- Estudantes internacionais: 2000€/ano (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP)
(Possibilidade de pagamento faseado)
Contactos:
Coordenador de curso:
|