CARtão ISEP

 

 

Cartão de ESTUDANTe ISEP/P.PORTO

 

APRESENTAÇÃO

O Cartão de Estudante ISEP/P.PORTO, adiante designado como Cartão ISEP, permite ao seu portador, com vínculo ativo à instituição:

  • identificar-se como membro da comunidade académica ISEP/P.PORTO;
  • aceder a serviços internos do ISEP, através das funcionalidades disponibilizadas neste.

 

FUNCIONALIDADES DO CARTÃO ISEP

O Cartão ISEP, quando devidamente registado e ativado, é utilizado para:

  • registo de assiduidades nos leitores existentes nas salas de aula;
    • Recomenda-se que consulte a sua assiduidade regularmente, em Portal > Área Pessoal > Dados Pessoais, Tabulador Faltas ou clicando no icon "Ficha de Aluno", Tabulador Faltas;
    • Semanalmente é, também, enviado por correio eletrónico um resumo da sua assiduidade;
  • acesso físico a salas e espaços com controlo eletrónico de acessos;
  • acesso ao parque de estacionamento, mediante pagamento ou autorização, de acordo com o Regulamento de Acesso ao Parque.

 

CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ISEP

O Cartão ISEP, enquanto elemento de identificação do seu portador perante a comunidade académica e entidades externas, é pessoal e intransmissível, sendo o seu portador responsável pela sua correta utilização e preservação.

 

EMISSÃO DO CARTÃO ISEP

Ao abrigo do protocolo em vigor entre o ISEP/P.PORTO e a entidade externa Caixa Geral de Depósitos (CGD), os membros da comunidade académica poderão solicitar a emissão gratuita do Cartão ISEP.

Para essa emissão, o ISEP/P.PORTO fornecerá a esta entidade, mediante consentimento do estudante, os seus dados pessoais, não havendo, contudo, obrigatoriedade de qualquer compromisso comercial com a mesma.

IMPORTANTE: Para que o processo decorra normalmente e sem atrasos inesperados, deve garantir que os seus dados pessoais e de contacto estão devidamente atualizados e corretos. Para tal, aceda ao Portal - Área Pessoal - Dados Pessoais.

O cartão fornecido poderá ter, ou não, vertente bancária, mediante a adesão do estudante à proposta comercial da entidade externa.

Mais informação sobre o protocolo Caixa IU

Caso tenha optado pela emissão do cartão pela entidade externa, dando os respetivos consentimentos, poderá finalizar o processo (validação dos dados) de duas formas:

  • No endereço Adesão ao cartão IU, para o qual necessitará da Chave Móvel Digital ativa;
  • Poderá dirigir-se a um stand da entidade, quando estes se encontrem nas instalações, ou a um balcão da entidade externa, efetuando este processo presencialmente;
  • Caso o seu pedido de cartão, emitido pela entidade externa, se encontre no estado "Para Emissão", deverá efetuar o processo de validação dos dados. Caso contrário, o seu cartão definitivo não será produzido.

O seu cartão definitivo, emitido pela entidade externa, será remetido para a sua morada, caso tenha optado pela valência bancária, e entregue pelo ISEP, caso não tenha optado pela valência bancária. Em qualquer dos casos, apenas deverá inciar a utilização do mesmo após receção de um e-mail, enviado pelos serviços do ISEP (Levantamento de cartão definitivo). 

 

Em alternativa, caso não pretenda que o Cartão ISEP seja emitido por esta entidade, este pode ser produzido internamente pelos nossos serviços, mediante o custo associado de 40€, a suportar pelo portador. Optando por esta via, não serão fornecidos quaisquer dados do estudante à entidade externa. 

 

CARTÃO PROVISÓRIO

Caso tenha escolhido emissão do cartão pela entidade externa, uma vez que a produção deste cartão é da responsabilidade da mesma (e, como tal, não nos é possível indicar prazos concretos para a sua emissão), terá a possibilidade de obter um cartão provisório - no caso de não dispor de nenhum outro cartão válido, ou da entidade externa não lhe ter fornecido um, no processo de validação dos dados.

Assim, após finalização do pedido de novo cartão, poderá efetuar o levantamento de um cartão provisório, se necessário.

IMPORTANTE: Só deverá efetuar o levantamento deste cartão caso tenha um pedido de cartão registado / em processamento (pode verificar o estado dos seus pedidos acedendo ao Portal > Área Pessoal > Cartão P.PORTO > Efetuar novo pedido e clicar no tabulador Pedidos).

O cartão provisório destina-se a utilização temporária até à disponibilização do cartão definitivo, não servindo como elemento de identificação, devendo ser prontamente devolvido aquando do levantamento do Cartão ISEP. A não devolução / devolução em mau estado deste cartão implica o pagamento de 15€.

CARTAO PROVISÓRIO FORNECIDO PELA ENTIDADE EXTERNA

Tendo optado pela emissão do seu cartão de estudante pela entidade externa, finalizado o processo presencialmente e aderido à valência bancária, poderá ter-lhe sido entregue um cartão provisório (bancário).

Este cartão apenas será considerado ativo após receção de um e-mail, enviado pelos serviços do ISEP.
O e-mail enviado pela entidade externa, apenas dirá respeito à ativação da valência bancária, não significando, portanto, que o mesmo já se encontre efetivamente registado nos sistemas internos do ISEP.

 

QUESTÕES FREQUENTES

Como é iniciado o processo de produção do Cartão ISEP?

Durante o processo de matrícula, se não possuir cartão (no caso de novas inscrições, por exemplo) ou se este não for considerado válido, ser-lhe-á solicitada a escolha da entidade emissora do cartão.

A produção do novo cartão será iniciada após o pagamento da taxa de inscrição e validação da foto que inseriu (e, no caso da entidade emissora ser o ISEP, validação do pagamento do cartão).

Assim que o processo de emissão seja iniciado, receberá indicações adicionais por email.

 

Quais os critérios para um cartão ser considerado válido aquando do processo de matrícula?

O Cartão ISEP é considerado válido se se verificarem, cumulativamente, as seguintes condições:

  • Ter sido emitido pela entidade externa ou pelo ISEP e entregue ao estudante;
  • A data de validade ser igual ou superior a 31/07 do ano civil seguinte;
  • Não haver mudança de curso / grau desde a última inscrição (aplicável apenas a cartões emitidos pela entidade externa).

 

Atualmente não possuo qualquer Cartão ISEP, como posso solicitar um novo / 2ª via?

No caso de necessitar de nova emissão do Cartão ISEP, deverá aceder ao Portal > Área Pessoal > Cartão P.PORTO > Efetuar novo pedido. Nesse menu deverá escolher a opção correspondente à sua situação (1ª EMISSÃO no caso de nunca ter tido qualquer cartão ou REEMISSÃO (2ª VIA) caso esteja a substituir um anterior cartão.

Em “Consentimentos” deverá assinalar a checkbox correspondente à sua escolha:

  • No caso de não consentir / autorizar o envio de dados pessoais para a entidade externa, o cartão de estudante será produzido pelo ISEP e o respetivo custo (40€) imputado ao estudante.
  • Para a produção do cartão gratuito pela entidade externa, deverá prestar o consentimento / autorização de envio de dados pessoais para a mesma.

Após validação deste pedido, será dado início ao processo de emissão de novo cartão. Caso a entidade emissora seja o ISEP, só após validação do pagamento este processo será iniciado.

 

Onde e quando posso levantar o cartão (provisório / definitivo)?

Para consultar informações relativas ao levantamento do cartão, nomeadamente datas e locais, deverá aceder aqui.

 

Como saber se o meu cartão está devidamente registado no sistema de controlo de assiduidade/acesso ao parque?

Poderá verificar se o seu cartão se encontra devidamente registado no sistema de controlo de assiduidade/acesso ao parque, deslocando-se a um dos terminais que se encontram no rés do chão do edifício F ou edifício H, junto à entrada para a sala dos vigilantes.


Ao passar o seu cartão, caso o mesmo se encontre devidamente registado, ser-lhe-á apresentado o seu nome.


Caso o seu cartão não se encontre ainda registado, não lhe será apresentada qualquer informação.

 

 

Caso tenha alguma questão adicional por favor contacte-nos pelo endereço helpdesk@isep.ipp.pt

 

 

Página atualizada em 02/10/2023