
Cada vez mais as organizações dependem do valor que se pode retirar dos dados disponíveis. Os dados, devidamente explorados, podem permitir às organizações suportar a tomada de decisão estratégica relacionadas, nomeadamente, com a manutenção da competividade na área de negócio, com criação de novos produtos ou serviços, por exemplo mais adaptados e personalizados. A quantidade de dados gerados tem vindo a crescer de forma exponencial, sendo que a maior parte não é ainda devidamente explorada, no entanto, aumenta a necessidade de formar profissionais especializadas capazes de retirar valor desses dados.
A Sociedade 5.0 e indústria 4.0 depende cada vez mais das tecnologias exponenciais. A sociedade do atual e do futuro vai procurar que o ser humano esteja no centro da inovação e transformação tecnológica. Tudo no futuro estará conectado e dependerá do valor que se conseguir retirar dos dados.
Aos grandes desafios da crescente digitalização acresce a necessidade de conhecimento nas áreas relacionadas com a recolha e tratamento massivo de dados.
Big Data e Business Intelligence são por isso áreas de grande valor e reconhecido pelas vantagens competitivas que podem potenciar. De referir que os objetivos deste curso estão alinhados com a ?Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030?.
As organizações atualmente têm ao seu dispor um volume de dados significativo, que pode ser usado para apoiar desde decisões operacionais até decisões estratégicas. No entanto para isso as organizações necessitam de profissionais capazes de efetuar o seu tratamento e análise, de forma a transformar os dados recolhidos em conhecimento que possa ser utilizado. O objetivo desta pós graduação é dotar os alunos dessas competências e também de competências que lhes permitam desenhar e criar toda a infraestrutura de suporte.
Os candidatos à frequência do curso devem ser graduados em Informática ou áreas afins por estabelecimentos de Ensino Superior, quer nacionais quer estrangeiros. Poderão ainda ser admitidos candidatos que, embora não possuindo as habilitações académicas anteriormente referidas, tenham formação considerada suficiente e/ou atividade profissional relevante para a frequência do curso.
Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes critérios:
1. Currículo académico;
2. Currículo profissional.
Se o júri assim o entender, poderão ser efetuadas entrevistas aos candidatos nomeadamente para avaliar a motivação, os conhecimentos e a disponibilidade de tempo para a frequência do curso.
1.ª Fase de Candidaturas: 22 de junho a 7 de julho
2.ª Fase de Candidaturas: 28 de agosto a 8 de setembro de 2020
(A segunda fase abre mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)
Candidaturas encerradas. Para mais informações, contacte-nos:
|