
As implicações e problemas jurídicos surgidos com a utilização das modernas tecnologias da informação e comunicação, as redes sociais e o ciberespaço, entre outros, têm vindo a levantar diversas dificuldades legais/sociais e de segurança nas sociedades modernas a vários níveis: pessoal, organizações, empresas e estados.
Atualmente constatam-se inúmeros problemas relacionados com a (in)segurança da informação (confidencialidade, integridade, disponibilidade, privacidade, autenticidade, irrefutabilidade, entre outros), roubo de direitos de autoria, acesso fácil a ferramentas para criminalidade informática, roubo informático de documentos/provas/contratos, insegurança no comércio eletrónico com impactos para o cidadão/consumidor, entre outros aspetos. A dificuldade em rastrear a informação sempre que tal se torna necessário paraefeitos legais ou outras circunstâncias é igualmente um problema que não deve nem pode ser desprezado.
A conhecida dificuldade em rastrear a informação em mega processos judiciais quando se procura apurar a possibilidade de evasão de capitais, de corrupção ou de evasão e fraude fiscais são igualmente questões que não devem nem podem ser desprezadas.
O curso de especialização Pós-Graduada em Manipulação e Segurança da informação e Direito cruza duas áreas de conhecimento que, a nível nacional, geralmente apenas são tratadas nas licenciaturas. Por outras palavras, a oferta formativa abordando estas duas áreas é bastante reduzida a nível nacional. Os cursos existentes estão mais dirigidos à gestão dos direitos de propriedade intelectual ou da contratação eletrónica do que especificamente aos problemas derivados do uso das novas tecnologias de informação e comunicação e as suas implicações na vertente legal, com especial enfoque na obtenção de prova nos meios judiciários. Acresce a preparação, análise, implicação e aplicação de diretivas nacionais ou comunitárias que abarcam temáticas como a privacidade dos cidadãos.
Este curso pretende ser relevante não só para pessoas com formação informática, mas também para gestores, empresários e juristas.
As competências conferidas pela Pós-Graduação em Manipulação e Segurança da Informação e Direito, associadas à utilização cada vez mais generalizada das tecnologias de informação e comunicação devidamente enquadrada nas regras do direito e da legislação aplicável, são particularmente interessantes para profissionais de um leque alargado e distinto de áreas, como por exemplo, informáticos, administradores, gestores, forças da ordem e juristas, entre outros.
Os candidatos à frequência da Pós-Graduação em Manipulação e Segurança da Informação e Direito devem ser graduados por estabelecimentos de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiros. Poderão ainda ser admitidos candidatos que, embora não possuindo as habilitações académicas anteriormente referidas, tenham formação considerada suficiente e/ou atividade profissional relevante para a frequência do curso.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes critérios:
- Currículo académico e profissional;
- Currículo científico.
Se o júri assim o entender, poderão ser efetuadas entrevistas aos candidatos nomeadamente para avaliar a motivação, os conhecimentos de línguas estrangeiras e a disponibilidade de tempo para a frequência do curso.
Candidaturas encerradas. Para mais informações, contacte-nos:
|