O curso de Pós-Graduação em Maquinagem avançada é uma especialização na área da maquinagem por arranque de apara que, através de um programa multidisciplinar e modular, visa incrementar a formação dos Engenheiros Mecânicos ou afins nesta área cada vez com maior procura no mercado nacional. A obtenção de peças com elevada complexidade geométrica e alto rigor dimensional, exige que os conhecimentos na área da maquinagem sejam cada vez mais profundos, tirando partido das novas tecnologias (CAD-CAM) e de equipamentos produtivos cada vez mais sofisticados (5 eixos). O curso está dividido em duas partes, sendo uma mais teórica leccionada no ISEP; e outra mais prática leccionada na empresa WinSolutions, parceira nesta Pós-Graduação. O curso terá uma duração de 285 horas, distribuídas por aulas à sexta-feira à noite e ao sábado durante todo o dia, desde Janeiro até meados de Julho.
As saídas profissionais deste curso estão directamente ligadas à Metalomecânica, em empresas essencialmente liagadas à produção de peças, produtos ou equipamentos por maquinagem, e onde os requisitos de qualidade e de produtividade sejam uma constante.
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a engenheiros mecânicos que pretendam adquirir a teoria e prática necessárias a abordar o mercado da maquinagem de uma forma muito mais segura.
Os candidatos deverão ser detentores de diploma de bacharelato, licenciatura ou mestrado na área científica de Engenharia Mecânica - Tecnologias de Fabrico.
O júri poderá propor ao Conselho Técnico-científico do ISEP a admissão de candidatos titulares de outro curso de bacharelato, licenciatura ou mestrado desde que o respetivo currículo demonstre uma preparação científica e ou profissional adequada ao curso.
PROPINAS
Geral: 1.750,00€
Estudantes inscritos na rede Alumni ISEP: 1.575,00€
PRazos
Ver edital.
Candidaturas encerradas. Para mais informações, contacte-nos:
|
Esta Pós-graduação foi uma surpresa muito positiva, pois associada a toda a componente letiva, sem dúvida de grande importância para quem está nesta área da maquinagem CNC, o confronto constante de diferentes realidades provenientes do corpo docente e dos colegas, fizeram-me amadurecer e tornar-me melhor profissional, conseguindo enfrentar os problemas com muito maior segurança e antecipando todos os fatores intervenientes nos processos de maquinação de componentes. A forte componente de aplicação prática demonstrou ser um aspeto importante para in loco, aplicar os conteúdos abordados nas componentes letivas de caris mais teórico. Resumindo, é sem sombra de dúvida uma mais-valia profissional e pessoal, onde há a possibilidade de desenvolver uma grande rede de contatos que seguramente vão durar para a minha vida.
"Toda a tecnologia envolvida nos processos de fabrico tem evoluído a um ritmo elevado. Em termos de maquinagem, os desafios multiplicam-se devido à constante necessidade de peças de alto rigor dimensional e superficial, executadas em materiais que se afastam cada vez mais do comum.
Neste sentido, faz todo o sentido que em Portugal se crie uma nova geração de profissionais especializados em diferentes tecnologias, nomeadamente maquinagem, de forma a nos apresentarmos cada vez mais competitivos e rigorosos.
Eu, que frequentei a primeira edição da pós-graduação em maquinagem avançada, posso dizer que aprendi, evolui e acima de tudo fiz amizades que levo para a vida profissional e pessoal.
Foi, sem dúvida, um prazer!"
ANDRÉ GUIMARÃES
(Mestre em Eng. Mecânica/FEUP, Formando da 1ª Edição)
A PGMAV é sem dúvida uma mais-valia a todos os níveis. A troca de experiências profissionais em conjunto com os conteúdos lecionados, fazem-nos desenvolver, aprender e definir trajetórias de trabalho mais assertivas e conclusivas relativamente aos problemas que enfrentamos no dia-a-dia. Os docentes tiveram um papel fundamental na forma criativa em como abordaram os conteúdos e cativaram o grupo para um trabalho conjunto. A troca de conhecimentos entre formandos é também algo de muito positivo: para além da aprendizagem, ficam as amizades e as parcerias profissionais. Considero que esta 1ªEdição da PGMAV foi um ótimo ponto de partida, ficando com a certeza que haverão muitas mais edições, pois a Maquinação, é sem duvida um dos pontos fortes na Indústria Portuguesa.
BRUNO VICENTE
EFAPEL (Formando da 1ª Edição)