Atualmente, considera-se que as metodologias de aprendizagens ativas aplicadas ao ensino, nomeadamente envolvendo Tecnologias de Informação e Comunicação, reúnem um conjunto de saberes, provenientes das áreas científicas da Informática e Ciências da Engenharia, que podem ser aplicados à resolução de diversos problemas e desafios da sociedade (educação, saúde, indústria entre outros). Várias abordagens do processo ensino-aprendizagem têm sido aplicadas com sucesso, nomeadamente Problem-Based Learning, Project-based Learning, Challenge-based Learning e Design Thinking. Estas abordagens têm um teor de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, onde os conceitos académicos e técnicos são aplicados de um modo muito mais eficaz na resolução de problemas e desafios do mundo real, sendo fundamentais para a aquisição das competências necessários aos docentes e educadores do seculo XXI e para o futuro do ensino.
O Curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas de Aprendizagem para Ensino Vocacional e Tecnológico (PG.MAEVET) pretende formar profissionais capacitados na utilização de conhecimentos avançados de metodologias de aprendizagens construtivas, nomeadamente Design Thinking e Challenge Based Learning em ambientes de aprendizagens híbridos, para auxiliar na resolução de problemas e desafios da Sociedade.
Porquê escolher esta pós-graduação?
- Atualização de Profissionais ligados à Educação no âmbito do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem;
- Atualização relativa a diversas tecnologias de informação e comunicação;
- Uso de diversos Ambientes de Aprendizagem e de Sistemas Inteligentes de Aprendizagem;
- Desenvolvimento de um projeto final autónomo a aplicar com alunos.
12 semanas letivas
30 unidades ECTS
Saídas profissionais:
- Professor do Ensino Superior;
- Professor do Ensino Vocacional e Tecnológico;
- Formador;
- Gestor de Formação.
Destinatários:
Este curso destina-se a professores e formadores, sobretudo do Ensino Superior e do Ensino Profissional e Tecnológico, sendo também útil para outros formadores e gestores de formação. São admitidos à candidatura os titulares de um Diploma do Ensino Superior em bacharelato, licenciatura ou outro tipo de graduação, ou mestrado em áreas tecnológicas. Podem ser admitidos candidatos titulares de outras licenciaturas, bacharelatos ou graduações desde que envolvidos profissionalmente em atividades de docência no Ensino Superior ou no Ensino Profissional e Tecnológico.
Vagas: 0 (2ª Fase)
1.ª Fase de Candidaturas: 1 a 11 de setembro de 2023
2.ª Fase de Candidaturas: 2 a 11 de outubro de 2023
(A segunda fase abre mediante a disponibilidade de vagas resultantes da fase anterior.)
Propinas:
1200 euros (2023/2024)
Candidaturas encerradas. Para mais informações, contacte-nos:
|
Contactos:
|