A evolução dos dispositivos semicondutores e da tecnologia da informação, computação e comunicação, tornou possível a visão da computação ubíqua, instanciada no que, hoje em dia, é conhecido como Internet of Things (IoT). Qualquer dispositivo pode ser, e em muitas áreas já é, ligado à Internet, o que permite o desenvolvimento de sistemas informáticos distribuídos que integram dispositivos físicos, sensores e atuadores, e ainda, computadores embebidos e servidores com capacidade de computação e comunicação.
Estes sistemas permitem o processamento e a troca de dados e informação, eventualmente de forma autónoma. Consequentemente, os sistemas IoT permitem o desenvolvimento de um conjunto alargado de aplicações abrangentes, desde a domótica até aos carros inteligentes, da geração de energia à indústria 4.0, sendo o principal componente de uma sociedade inteligente. Neste âmbito, o software mudou de aplicações centralizadas e contidas para fluxos distribuídos de componentes colaborativos, que requerem suporte avançado dos dispositivos, sistemas operativos, middleware e serviços de nuvem.
O projeto e desenvolvimento de sistemas IoT requer, assim, um conjunto de competências transversais, desde a interligação com sensores e atuadores físicos, passando pela arquitetura distribuída de colaboração entre os dispositivos e as arquiteturas Cloud, bem como a requisitos de fiabilidade, segurança e desempenho.
Porquê escolher esta pós-graduação?
- Formação intensa ao nível dos conceitos avançados de sistemas IoT, e no que respeita à sua integração com arquiteturas Cloud;
- Forte componente de aplicação prática dos conceitos apresentados, com recurso à utilização de tecnologias relevantes, e em constante evolução na área;
- Curso diferenciador numa área com reduzida oferta formativa;
- Articulação com cursos CISCO na área:
- Corpo docente constituído por doutorados e especialistas com grande experiência;
- Especialização transversal, que fornece competências relevantes para a empregabilidade e progressão na carreira;
- Diversidade de estudantes, que proporcionam um ambiente, em sala de aula, enriquecedor e favorável ao estabelecimento de redes de contactos profissionais.
24 semanas letivas
30 unidades ECTS
Horário Pós-Laboral
Terças-feiras, 18:00- 22:40 (online)
Quintas-feiras, 18:00- 22:40 (online)
Sábados, 9:00-13:00
Regime híbrido (online + presencial)
Registo Legal
Saídas profissionais
- Projeto e gestão de sistemas IoT (domótica, indústria, cidades inteligentes, sistemas ciber-físicos, etc.);
- Desenvolvimento de aplicações de software sobre plataformas IoT;
- Desenvolvimento de soluções de processamento de dados (BigData) com integração de sensores IoT;
- Integração de sistemas IoT em arquiteturas Cloud.
Destinatários:
Os candidatos à frequência do curso devem ser titulares de um grau académico superior (níveis EQF 6, 7 ou 8) nas áreas de informática, eletrotecnia, eletrónica ou computadores, ou similares.
Candidaturas encerradas. Para mais informações, contacte-nos:
|
Contactos:
|