Estudar

Estudante bem-sucedida dá cartas na Hilti Portugal
13-04-2018

Joana Santos de Almeida, de 29 anos, fez toda a sua formação na área da Engenharia Civil no ISEP. Nos tempos de estudante destacava-se pelas boas notas e venceu, inclusive, o projeto da Sika Academy. A trabalhar na Hilti Portugal, desde 2014, foi recentemente promovida.

A Hilti é uma das empresas de referência mundial no setor da construção, sendo também considerada uma das melhores para se trabalhar em Portugal. Joana Santos de Almeida poder-se-á considerar, por isso, uma privilegiada. Com uma Licenciatura em Engenharia Civil e um Mestrado em Engenharia Civil – ramo de Tecnologia e Gestão na Construção pelo ISEP, a jovem iniciou o seu percurso na Hilti Portugal, em 2014, como fiel engineer. Entretanto, fruto do seu bom desempenho, foi promovida e agora é gestora de produto nas linhas técnicas, função a que estão associadas diversas responsabilidades (por exemplo: organização de lançamentos de produtos, desenvolvimento e preparação de campanhas suporte na formação da força de vendas em produtos e serviços, etc.).

No entanto, a verdade é que o sucesso não se alcança por mero acaso. Com 29 anos, Joana sempre se destacou pela sua concentração e boas classificações nos estudos, força de vontade e capacidade de desenvolvimento profissional, algumas das caraterísticas que adquiriu, precisamente, durante o seu processo de aprendizagem no Instituto. “No ISEP foi entregue mais do que conhecimento puramente académico. A postura proactiva e prática nas atividades é uma das valências que esta instituição transfere para os seus estudantes. Conheci excelentes professores, com diferentes estilos de ensino e disponíveis para apoiar os estudantes, mesmo quando deixamos de o ser”, assegura.

No currículo da engenheira civil merecem ainda menção a vitória no projeto da Sika Academy, em 2012, através do qual ganhou um estágio remunerado na empresa e teve a oportunidade de escolher uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), onde pudesse ser aplicado o seu projeto de reabilitação. Na altura, Joana Almeida optou pela Associação Nun’Alvares de Campanhã, uma IPSS que desenvolve atividades de apoio a crianças e a idosos, feito este que despertou ainda a atenção dos média portugueses.

“A Joana Almeida foi uma distinta aluna da LEC-ISEP, com um empenho e participação nas atividades letivas acima da média, e que sempre demonstrou inteligência e excelentes capacidades de desenvolvimento de competências em domínios específicos da Engenharia Civil. Destaco ainda as suas qualidades humanas e de relacionamento com os colegas e professores”, recorda o atual Diretor da LEC/ISEP, Diogo Ribeiro.

Apesar de ainda não terem passados muitos anos desde que saiu ‘oficialmente’ do ISEP, Joana Almeida defende que nunca se deixa realmente a instituição. Continua a acompanhar a evolução do Instituto, sobretudo, pela proximidade criada com o Departamento de Engenharia Civil, bem como pela promoção de atividades como a Hilti Engineering Challenge (atividade que desafia os estudantes à aplicação teórica e prática de conhecimentos e que já teve lugar no ISEP). “Mesmo após o ingresso no mercado de trabalho, o ISEP é a nossa casa; uma casa onde podemos sempre voltar e ser recebidos como se fosse o primeiro dia”, conclui.