JORNADAS DE MOBILIDADE ELÉTRICA 2019
PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL
11 e 12 de outubro de 2019
Auditório Magno
ISEP
Informações:
Contatos:
Eng.ª Maria João Madureira
Tel.: 228340500 - Ext.: 1100
mobilidadeeletrica@isep.ipp.pt
Localização:
Auditório Magno
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431
4200-072 Porto
Portugal
Telefone: +351 22 83 40 500
www.isep.ipp.pt
Coordenadas geográficas: N 41º10'43'' W 8º36'22'
Hotéis:
Hotel Beta Porto
Rua do Amial, 601
4200-062 Porto
Telefone: +351 228 348 660
Hotel Ibis Porto São João
Rua Drº Plácido Costa
4200-450 Porto
Telefone: +351 22 55 13 100
BIOGRAFIA DOS ORADORES:
Sexta-feira, 11 de outubro
Sessão de abertura
- Drº José Rodrigues
|
- Arquiteto Manuel Paulo Alves Teixeira
1995: Arquiteto pela Universidade Lusíada –Porto 1997: Mestre pela Universidade da Corunha –Departamento de Construções Arquitectónicas. 1998-2001: Professor na ARCA –UEAC (Escola Universitária das Universidade das Artes de Coimbra) AP (atividade principal): -Lecionou nos Cursos de Arquitectura e Design de Equipamento. 1998-2001: Profissional Liberal em atelier próprio AP: Projetos de Reabilitação na zona norte do país. 2001-2006: Metro do Porto, SA. Responsável pela Arquitectura, Traçado e Urbanismo. AP: Gestão Técnica e Institucional da 1ª Fase da Rede. 2006-2014: Metro do Porto, SA. Diretor do Gabinete de Projetos. AP: Conceção Geral, Gestão Técnica e Institucional da Solução de Referência que constitui a 2ª Fase da Rede. 2014-2016: Consultor Internacional para a área da Mobilidade e dos Transportes. AP: Consultoria Técnica e de Negócios para a área da Mobilidade e dos Transportes, nomeadamente em países da Escandinávia, América Latina e Médio Oriente. 2016-2018 (Julho): Câmara Municipal do Porto Diretor do Departamento de Mobilidade e Gestão da Via Pública 2018 (Julho) – Atualidade: Câmara Municipal do Porto Diretor Municipal da Mobilidade e Transportes |
Painel 1 – Gestão integrada da mobilidade
- Eng. Carlos Ferraz
Licenciado em Eng.ª Mecânica pelo ISEP Inspetor Oil & Gas – trabalhos para as principais companhias petrolíferas com presença em Portugal (Shell, BP, Repsol, Galp, Exxon Mobil) Diretor Técnico empresa de Oil & Gas - trabalhos para companhias petrolíferas - Repsol, BP Responsável Comercial e Responsável Técnico Gás na PRIO Desde 2016 como Gestor de Desenvolvimento de Negócio – Mobilidade Elétrica. |
- Professor Doutor Hugo Morais
Doutor em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Professor Assistente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Anteriormente, foi investigador especialista em Planeamento Operacional da EDF R&D. Os seus interesses de investigação incluem a gestão de recursos energéticos distribuídos, agentes virtuais de energia, gestão de flexibilidades, sistemas de energia do futuro e veículos elétricos. |
- Eng. Pedro Silva
Graduated in Electric Engineering by the University of Porto, and a MBA in Business Management by IEP/ESADE. Holds the degree of Specialist in Transports, attributed by the Portuguese Engineering Order. Board member and CEO of i-charging. Member of the Board of Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico – APVE. Has had several positions in Efacec Group, and was until end of 2018 the Managing Director of Efacec Electric Mobility. Works in electric mobility since 2008. |
Painel 2 – Infraestruturas de carregamento elétrico
- Eng. Luís Tiago Ferreira
Responsável pela área de mobilidade elétrica, na EDP Distribuição. É engenheiro eletrotécnico com um MBA, e a sua carreira tem focado sobretudo o setor da energia, tendo trabalhado na REN e no Grupo EDP, onde desempenhou funções ligadas à estratégia, regulação, política energética nacional e europeia, e inovação. |
- Eng. Ivan Sousa
|
|
- Eng. Gilberto Alfredo Afonso Mariz
|
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Chefe de Divisão de Instalações Elétricas do Norte da Direção Geral de Energia e Geologia Presidente da Comissão Técnica de Normalização Eletrotécnica CTE 17 - Aparelhos de corte e quadros de alta e baixa tensão. De 2013 a 2015, desempenhou funções de chefe de Divisão de Energia Elétrica na Ex-Direcção Regional da Economia do Norte do Ministério da Economia; De abril de 2010 até junho de 2013, desempenhou funções técnicas na área do licenciamento de instalações elétricas de serviço público e particular na Direção Regional da Economia do Norte do Ministério da Economia; De junho de 2006 até março de 2010, desempenhou funções de gestor de energia, funções técnicas na área de projeto de instalações elétricas e responsabilidade técnica de exploração de instalações elétricas no Ministério da Administração Interna. |
- Eng. Luís Encerrabodes
Mestre de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, seguiu o ramo de automação e posteriormente a especialidade de eletrónica e sistemas. Tem vindo a desenvolver trabalho no ramo da eletrónica de potência focada em circuitos de comando para MOSFETs SiC e IGBTs. Atualmente, na AddVolt, desempenha funções de Engenheiro Eletrotécnico de Eletrónica de Potência. |
Painel 3 – Tecnologia de veículos elétricos
- Eng. Hélio Costa
Eng. Mecânico (ISEP). Desde 2001 Formador técnico na Toyota Caetano Portugal para as marcas Toyota e Lexus. |
- Eng. Leandro Ferreira
|
Engenharia Electrónica e Telecomunicações (Universidade de Aveiro). Trabalhou na Altice Labs (antiga PT Inovação) no desenvolvimento de firmware para equipamentos de rede metro PON durante 4 anos. Mudou-se para a Bosch em 2018 para trabalhar no desenvolvimento de software para a stack de comunicação de sensores passivos. |
- Eng. Tiago Rodrigues
|
Engenheiro Eletrotécnico. Após terminar a formação académica colaborou no Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática na FEUP durante 3 anos, mudando-se depois para a Bosch Car Multimédia onde trabalha desde 2017 na equipa responsável pelas comunicações dos sistemas de controlo. |
- Eng. Pedro Batista Silva
|
Software Engineer - Driver Assistance & Automated Driving na Continental. |
Painel 4 – Veículos autónomos e mobilidade sustentável
- Eng. Jorge Manuel Lopes
Jorge Manuel Lopes é um Arquitecto de Sistemas sénior que trabalha no desenho de arquitecturas e soluções em ambientes complexos tais como Indústria Automóvel (p. ex. Instrument Clusters, Infotainments, Android OS), Maritime (Search and Rescue) e Defesa (e.g. NH90 Core & Mission computers, Mine Avoidance Sonar). Encontra-se também envolvido em actividades de Engenharia de Software, tais como auditoria de CMMI, desenho e implementação de processos e coach Agile. É formado em Engenharia Electrotécnica (especialização em Informática) pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Coimbra. |
- Eng. Rui Magalhães
Licenciado em Engenharia de Polímeros pela Universidade do Minho (1996) e doutorado em Manufacturing Systems Engineering pela Universidade de Warwick (2002), Inglaterra. Em 1996 iniciou a sua carreira em Inglaterra, ocupando a posição de Research Fellow no Advanced Technology Centre do Warwick Manufacturing Group, integrando a área de desenvolvimento de programas especiais para o sector automóvel. Autor de várias patentes no domínio das tecnologias de processamento de polímeros, artigos em revistas e conferências internacionais. Foi diretor-geral do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) entre 2002 e 2016, sendo atualmente senior manager de tecnologia da unidade de valorização do CEiiA. |
- Eng. Manuel Mota
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia do Porto, tendo posteriormente feito uma Pós-Graduação em Distribuição Automóvel pela Universidade Católica, um MBA em Gestão pela Porto Business School / Universidade do Porto e um Programa Avançado em Estratégia pelo IMD / Lausanne. Profissionalmente percorreu várias áreas de negócio, nomeadamente nas indústrias automóvel e petrolífera e em geografias tão distintas como a Europa e África do Sul. Na área da distribuição automóvel desempenhou funções de Direção em vários Grupos e em todos os seus sectores de atividade (Comercial, Após Venda, Peças, Redes Oficinais, etc.). É presentemente Diretor Geral no Grupo Cardan, organização que distribui 12 insígnias automóveis em 8 Polos Geográficos, atuando igualmente na área do rent-a-car, peças e veículos usados. |
- Eng. Hugo Pinto
Estudou Informática de Gestão no Instituto Politécnico de Setúbal, onde desde cedo se interessou por computação distribuída, o que levou e envolver-se desde muito cedo no uso da Tecnologia Java em Portugal. Trabalhou no primeiro centro de competências certificado Java no país em 1999, ajudou a montar um segundo centro de competências certificado em 2002, desenvolveu arquiteturas distribuídas para software para telecomunicações, e trabalhou na Vodafone R&D em Maastricht, Holanda até meados de 2005. Em 2006 volta para Portugal e inicia uma software house focada no desenvolvimento em Java, que vende em 2014. Poucos anos antes, em 2011, havia começado o desenvolvimento do produto de software que é hoje o porta-estandarte da Inovaworks, onde é o co-fundador e CEO, e que permite comandar unidades civis ou militares com a mesma facilidade com que se jogam jogos de guerra em tempo real. A sua paixão pela Tesla começa ainda nos anos do Roadster original inspirado no Lotus Elise, consubstancia-se em futura propriedade quando no dia 31 de março de 2016, às 4 da manhã e 8 minutos, faz uma reserva de um Tesla Model 3. Não resistirá à espera de 3 anos até que o modelo mais económico da Tesla chegue ao mercado, e em 2017 compra um dos primeiros Tesla Model S a ser entregue oficial e diretamente pela Tesla em Portugal. É um dos administradores do Tesla Club Portugal, o clube de donos oficialmente reconhecido pela empresa no nosso país. |
Sábado, 12 de outubro
Painel 5 - Conversão, segurança, inspeção e manutenção de veículos elétricos
- Eng. Carlos Jesus
Empresário que trabalha na indústria de telecomunicações há 15 anos. Desde 2006, criou várias empresas inovadoras, a maioria relacionada à sustentabilidade, designadamente a ZEEV, EVolution, Bright Solar e EVpower. A ZEEV - energy in motion é uma empresa especializada em mobilidade eletrônica, que oferece soluções completas e integradas e foi responsável pela rápida introdução de carros Tesla e Fisker em Portugal. Como parte do ecossistema, a EVolution Service & Battery Center foi a primeira empresa a oferecer serviços especializados neste mercado, tendo sido premiada em maio de 2018 como a empresa de serviços mais inovadora da Península Ibérica. Seguindo um caminho de inovação, iniciou recentemente a EV racing, que transforma e converte veículos tradicionais em veículos elétricos para a competição, promovendo uma economia circular através da reutilização de baterias e sistemas de transmissão. Com 15 anos de experiência em TI, onde trabalhou na engenharia e gestão de projetos, desenvolveu competências de gestão e inovação, bem como a capacidade de trabalhar em mercados muito competitivos, onde a inovação constante é a chave do sucesso. Com mais de 10 anos de experiência neste setor, criou e participou noutros projetos e empresas de sustentabilidade noutros países, como Itália e Senegal. Pretende contribuir para um ambiente melhor, criando as condições e acessibilidade necessárias para cada pessoa ou empresa. |
- Hugo Barrocas e Jorge Rocha
Hugo Barrocas e Jorge Rocha, técnicos especializados em veículos elétricos, formaram a empresa Barrocas & Rocha Lda. Desde 2007 iniciaram a atividade de reconversão de scooters tradicionais em elétricas, progredindo para motociclos, e depois para automóveis e afins. |
- Dr. Nuno Duarte
Licenciado em educação, exerce atualmente a sua atividade profissional como formador na Escola Nacional de Bombeiros, ministrando cursos de formação nas áreas de: salvamento e desencarceramento, acidentes com matérias perigosas, quadros de comando e chefias e ainda tripulantes de ambulância de transporte. |
Organização:
Patrocinadores:
Expositores:
Com o apoio:
Jornadas Mobilidade Elétrica 2018:
Divulgação:
Informações e inscrições: