Investigação

e-GYM: Jogo para melhoria da aprendizagem em engenharia
23-01-2018

O Departamento de Matemática (DMA), em colaboração com o Departamento de Informática (DEI) do ISEP, através dos docentes Carla Pinto, Susana Nicola, Jorge Mendonça e Nuno Silva, está a trabalhar no projeto e-GYM – Engineers’ Gym, que consiste no desenvolvimento de um jogo que promove o pensamento crítico nos estudantes a frequentar cursos de engenharia.

Os utilizadores terão a oportunidade de aprender conceitos de diferentes unidades curriculares das várias áreas da engenharia, num ambiente onde são os donos do seu próprio processo de aprendizagem, isto é, aprendem “ao seu ritmo”, pretendendo-se que adquiram o “saber fazer”.

O e-GYM irá proporcionar três níveis distintos: básico, médio e elevado. Os estudantes terão acesso a vídeos e outros materiais didáticos, com os quais poderão testar os seus conhecimentos respondendo a questões online. Poderão ainda pedir ajuda a docentes altamente qualificados. Quando se sentirem preparados, os estudantes poderão competir internacionalmente em jogos com colegas de todo o mundo.

O projeto pretende ter uma visibilidade internacional, devido ao estabelecimento de parcerias estratégicas com outras instituições de Ensino Superior. Sendo uma plataforma inovadora, a pretensão da equipa dinamizadora passa pela continuidade da mesma, apostando, claro, na sua melhoria contínua e crescimento.

O e-GYM iniciar-se-á com uma vertente de MAGY – Matheletes’ GYM, onde os utilizadores terão a oportunidade de aprender geometria, álgebra, cálculo diferencial e integral, teoria dos grafos, entre outros tópicos, através de jogos.

Este é mais um dos projetos que têm vindo a ser promovidos pelo DMA, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de métodos pedagógicos diferenciados no ensino da Matemática, tal como o DrIVE-Math.

e-GYM is your free destination for the best Engineering games!