Investigação

Projeto europeu propõe mudança de paradigma no ensino da Matemática
14-11-2017

Uma equipa de investigadores europeus liderada pelo ISEP está a trabalhar no DrIVE-MATH, cujo principal objetivo é o de mudar o atual paradigma de ensino da Matemática nos cursos de Engenharia. O projeto arrancou oficialmente em 1 de setembro de 2017 e estende-se até 31 de agosto de 2020. Conta com uma bolsa do Programa ERASMUS+ Educação e Formação, num valor superior a 288 mil euros.

Com o DrIVE-MATH pretende-se o desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem da Matemática, pelo que um dos principais motes assenta na alteração da tradicional abordagem “teaching by telling”. O objetivo principal é a criação de um quadro inovador e integrado de ensino/aprendizagem, baseado numa aprendizagem ativa (“active-learning”), em que se usam o hands-on (“mãos na massa”), o problem-based learning (“aprendizagem baseada em problemas”), o eduScrum, o Jigsaw, entre outras, como ferramentas de aprendizagem.

Neste contexto, propõe-se que os estudantes sejam uma parte ativa no seu próprio processo de aprendizagem e que sejam capazes de resolver problemas de Engenharia do mundo real. “Nesta metodologia, os estudantes são uma parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a criatividade, o pensamento analítico, o espírito crítico e de iniciativa, comunicação entre pares e comunidade”, explica a docente do Departamento de Matemática (DMA) do ISEP e coordenadora do projeto, Carla Pinto.

O grupo de trabalho, que inclui ainda os docentes do ISEP, Susana Nicola e Jorge Mendonça, prevê, entre outros aspetos, a criação dos seguintes benefícios: apresentação de soluções alternativas para o ensino-aprendizagem em Matemática; a adaptação dos materiais curriculares nos cursos de engenharia, bem como a criação de novos conteúdos didáticos para a tarefa de lecionar esta área de conhecimento. Para além disso, o “objetivo geral é mesmo criar um novo perfil de engenheiro, que seja capaz de responder às exigências e desafios de um mercado de trabalho em constante mutação”, acrescenta Carla Pinto.

+INFO Docente Carla Pinto (cap@isep.ipp.pt) / Página oficial do projeto