Estudar

Novo Mestrado distinguido internacionalmente
15-11-2017

A criação do Mestrado em Práticas do Desenvolvimento (MPD) foi recentemente anunciada, contudo esta oferta formativa pioneira em Portugal ainda não tinha sido formalmente aprovada e já tinha sido distinguida internacionalmente. No âmbito da 23.ª ISDR (em português, “Conferência Internacional para Investigação e Desenvolvimento Sustentável em Sociedade”, em Bogotá (Colômbia).

Em junho último, o artigo intitulado “CDIO Usage to Design a Master in Development Practice” (em português, “A utilização do CDIO na conceção de um Mestrado em Práticas Integradas para o Desenvolvimento) recebeu um prémio internacional na categoria de “Best Poster”, devido à forma inovadora como foi projetado.

O artigo da autoria de José Carlos Quadrado, Eduarda Pinto Ferreira e Ângelo Martins, docentes do ISEP, teve como objetivo explicar o caráter interdisciplinar do MPID, que será lecionado nas unidades orgânicas do Politécnico do Porto (P. Porto). Para além disso, salienta também a importância do CDIO – Conceive Design Implement Operate (em português “Conceber, Desenhar, Implementar e Operar”), técnica na qual o ISEP se assume como um dos líderes a nível europeu.

O MDP, recorde-se, foi desenhado a pensar em profissionais de desenvolvimento generalistas, profissionais de desenvolvimento especializados, administradores de políticas publicas, profissionais do setor privado e educadores. As condições específicas de ingresso implicam os seguintes requisitos: Licenciatura ou Mestrado em Artes; Ciências Empresariais; Ciências Sociais e do Comportamento; Engenharia; Saúde; Turismo e Lazer; Ciências da Educação e áreas afins. O curso deverá arrancar oficialmente no princípio de 2018 com um total de 30 vagas.

Por sua vez, a ISDR –  International Sustainable Development Research Society (em português, “Sociedade Internacional de Investigação para o Desenvolvimento Sustentável) trata-se de uma organização que tem vindo a realizar diversas conferências internacionais, com o propósito de reunir a comunidade científica e fomentar projetos de investigação na área do desenvolvimento sustentável.