Estudar

Mentoria ISEP: Uma Experiência, Várias Vivências
02-10-2019
Mentoria ISEP: Uma Experiência, Várias Vivências

O ISEP desenvolveu o projeto Mentoria, direcionado aos novos alunos das Licenciaturas de Biorrecursos, Engenharia Geotécnica e Geoambiente, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia de Sistemas, mas também aos estudantes que já frequentam estes cursos e que vão desempenhar o papel de mentores.

Os mentores receberam formação no ISEP|GO sobre inteligência emocional, relacionamento interpessoal, comunicação e escuta ativa, organização e gestão do tempo. Na primeira semana de outubro, mentores e mentorados encontraram-se e conheceram o(s) seu(s) par(es).

Para Sara Pereira, recém-chegada ao ISEP e estudante da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, o que mais a preocupava nesta mudança, essencialmente, a adaptação a uma nova cidade, a saída de casa onde cresci sempre acompanhada pela família, a mudança para um estabelecimento de ensino maior, o funcionamento das aulas, os novos colegas, entre muitas outras coisas”. Também para Maria Eugénia, “a ideia de entrar para o ensino superior era aterradora pela suposta distância entre alunos e professores, a integração num ambiente tão grande e, talvez, a maior quantidade de matéria lecionada".

E foi precisamente para suavizar esta transição que Jorge Pinto, de Engenharia de Sistemas, se inscreveu no programa como mentor: “Quero ajudar, guiar e proporcionar uma boa estadia no ISEP e no Porto. Dar todas as ferramentas que não tive, as informações pelas quais tive que perguntar a meio mundo para uma resposta em específico, quero dar a oportunidade de conhecer o ISEP, conhecer mais alunos e até outros mentores”.

Aliás, segundo Jorge, se tivesse beneficiado deste programa, a integração teria sido mais fácil: “lembro-me que faltei a uma aula por não saber onde era a sala e tinha vergonha de perguntar. É algo intimidante, especialmente para quem vem de escolas secundárias muito pequenas”. Bárbara Correia, também mentora e a frequentar a licenciatura em Biorrecursos, partilha a mesma opinião e diz que “é confortante saber que temos alguém do nosso lado que já passou pelo mesmo e que pode ser um «porto de abrigo»”.

Esta experiência acarreta inúmeras responsabilidades para os mentores, incentiva e fornece uma perspetiva diferente e mais personalizada do trabalho de voluntariado. “Vou desenvolver as minhas capacidades de comunicação e de trabalho em equipa. É muita responsabilidade? Sim, mas como nos foi dito na formação, vai dar-nos imenso prazer ver os nossos mentorados a ter sucesso, a conseguir ultrapassar qualquer obstáculo quando sabemos que ajudamos e tivemos impacto nesta nova fase. Tenho a certeza que vai ser uma experiência única e que nos vai beneficiar a nível pessoal e profissional”, comenta Jorge.

Para Bárbara, esta é uma experiência enriquecedora: “Fico muito feliz por saber que pude ajudar alguém e, além disso, o convívio com diferentes pessoas e o tentar dar o melhor exemplo, vai ajudar a colocar à prova as minhas capacidades”.

E para já, os resultados são positivos: O ISEP acolheu-me de uma forma incrível, fornecendo-me ferramentas cruciais à minha adaptação e crescimento. O mentor já foi capaz de me ajudar, tanto a nível dos estudos, como do funcionamento da escola e muito mais. Acho que basta continuar neste sentido e tirar-me todas as dúvidas e indicar-me qual o melhor caminho neste percurso”, refere Maria.

O projeto Mentoria foi lançado em finais de julho e já reúne 42 mentores, estando disponível para todos os estudantes do 1º ano das licenciaturas referidas. O programa será avaliado no decurso do ano letivo, de forma a identificar o potencial impacto na promoção do sucesso educativo e na integração social e académica dos mentorados.

+info: mentoria@isep.ipp.pt